CONQUISTA | Sem atendimento na atenção básica da Prefeitura, pacientes lotam Hospital de Base

Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista abre leitos provisórios de UTI  e de Terapia Semi-intensiva | Sesab

O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), vem a público esclarecer a superlotação registrada ontem (18) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A elevada procura que vem acontecendo com frequência, na verdade, reflete a demanda de pacientes que deveriam receber atendimento na atenção básica.

Ontem (18), somente no período de 12 horas, a UPA prestou atendimento a 232 pacientes. É importante destacar que a maioria dos pacientes atendidos foi classificada como verde pelo Protocolo de Manchester, indicando que não apresentavam risco iminente de morte. Esses casos são passíveis de atendimento na atenção primária, incluindo medicações orais, exames complementares e consultas ambulatoriais com especialistas.

Dos 232 pacientes atendidos, 11 foram classificados como Azul, 138 como Verde, 82 como Amarelo e apenas 01 como Vermelho. A limitação de suporte por parte das demais unidades de saúde em Vitória da Conquista para atender essa demanda é um desafio enfrentado pelo CHVC. Pacientes que, de acordo com o perfil de atendimento, deveriam ser acolhidos na atenção primária, acabam buscando a UPA devido à falta de suporte nas unidades de saúde locais.

Salientamos a importância de fortalecer a atenção básica para evitar sobrecargas nas unidades de pronto atendimento, como a nossa. O CHVC reafirma o compromisso em colaborar com as autoridades municipais para encontrar soluções que garantam uma distribuição eficaz da demanda de saúde na cidade.

O Complexo tem se dedicado a ofertar aos usuários os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS) que são a universalização, integralidade e principalmente a equidade.


COMPARTILHAR