CONQUISTA | Sancionada lei que cria o Cicloturismo no município

A prefeita Sheila Lemos sancionou a lei que cria o Cicloturismo em Vitória da Conquista, por meio de um projeto apresentado na Câmara Municipal através do mandato do vereador Edivaldo Ferreira Júnior. A atividade, conforme preconiza a lei, tem como objetivos o incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo ecológico; a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos, por meio da promoção do lazer e da atividade física; a valorização da cultura e dos atrativos turísticos; o desenvolvimento dos arranjos produtivos e movimentação da economia, motivando
novos investimentos e novas estratégias para agregar valor aos serviços e produtos da cadeia produtiva local e regional; e a promoção da mobilidade e acessibilidade.

A atividade é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando a bicicleta como meio
de transporte, além de estimular o turismo ecológico, segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista, por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar da população.

Além disso, é um arranjo produtivo do local, ou seja; conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais, relacionados a um mesmo território, destinados a desenvolver atividades econômicas correlatas e que apresentem vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

A lei se preocupou com a criação e o traçado dos circuitos e rotas cicloturísticas, que deverão considerar as bacias hidrográficas, o relevo e a formação histórica, cultural e social de cada região e priorizar a interligação entre os sistemas cicloturísticos e a infraestrutura cicloviária rural e urbana já existentes.

Também visa priorizar estradas, vias secundárias ou locais de menor fluxo e garantir a participação popular. Cabe ao município mapear os atrativos e os produtos turísticos existentes na região dos circuitos e rotas cicloturísticas, tais como: monumentos históricos;
atrativos naturais; hospedagens; locais para alimentação e hidratação; bike parking, bicicletarias, paraciclos e bicicletários e unidades de saúde.

Em suas redes sociais o autor do projeto, que se transformou em lei, demostrou sua satisfação com mais essa conquista. “Recebemos com muita alegria a notícia de que foi sancionada a Lei Municipal Nº 2.733/2023, que dispõe sobre a criação do cicloturismo em Vitória da Conquista. Essa é uma importante ação, que surgiu a partir de Projeto de Lei proposto pelo nosso mandato”, declarou o parlamentar.

“Nós sempre defendemos a implementação do cicloturismo no município, principalmente por entendermos que a prática contribui não só para o bem-estar da população, como também para o incentivo ao turismo ecológico e a expansão da mobilidade e acessibilidade”, pontuou.

“Acompanharemos a aplicação dessa legislação. Parabéns a todos os envolvidos na sanção dessa importante lei municipal”, concluiu.


COMPARTILHAR