A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informa que, desde as 20h30, desta sexta-feira (21), o trânsito num trecho da Avenida Gilenilda Alves está parcialmente interditado em razão do rompimento de uma das redes de esgoto da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A interdição é próxima ao Ministério Público do Trabalho.
“Em razão da interdição, pedimos atenção aos condutores que acessam ou saem do bairro Boa Vista por esta via”, orientou o titular da pasta, Jackson Yoshiura.
Segundo Jackson, o trânsito deve ser normalizado no local assim que a Embasa realizar o reparo necessário. Até às 21h, não havia equipe da empresa trabalhando no local. O serviço começou próximo às 9h deste sábado (22).
Jackson lembrou que essa não é a primeira vez que um problema dessa natureza acontece, seja por problemas na rede de água ou de esgoto. Na última terça-feira (18), um vazamento na rede de água ocasionou o afundamento do asfalto em um trecho da rua Chile com a Panamá, no bairro Jurema. Um caminhão caiu no buraco, que se formou a partir da erosão no solo. Situação idêntica ocorreu na Avenida Régis Pacheco, em dezembro de 2022, por conta do rompimento de uma tubulação de esgoto da Embasa. “São problemas recorrentes que a gente registra quase todos os dias”, disse.
Para se ter uma ideia da situação, entre janeiro e a primeira semana de julho deste ano, a Prefeitura de Vitória da Conquista enviou 406 notificações à Embasa, referentes a danos causados nas superfícies das vias públicas da cidade em razão de problemas nas redes de água e esgoto.