Como acontece em várias cidades do país, os profissionais de enfermagem realizaram um protesto em Vitória da Conquista, na manhã desta sexta-feira (09).
Os manifestantes saíram do Hospital de Base, um dos maiores da cidade, para a praça Barão do Rio Branco, no Centro, onde os representantes da categoria fizeram falas e exigiram a volta do pagamento do piso salarial da enfermagem. As informações e imagens são do Blog do Sena.
Munidos com faixas, cartazes e utilizando narizes de palhaço, os profissionais protestaram contra a suspensão. Muitos dizeres fazem alusão à importância dos profissionais durante a pandemia de Coronavirus.
O protestos teve ainda a participação de sindicatos como o Sinserv e o Sindsaúde, além de autoridades, como a vereadora e enfermeira Márcia Viviane (PT).
Nesta semana, o ministro Luís Roberto Barroso suspendeu por 60 dias o piso salariada enfermagem. A lei que fixa o piso foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada em 4 de agosto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), estabelecendo piso salarial de R$ 4.750 para enfermeiros, 75% desse valor a técnicos de enfermagem e 50% a auxiliares e parteiras.
A decisão do ministro começará a ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) hoje. Desde que foi aprovada, a lei do piso da enfermagem tem sido questionada por instituições de saúde em todo o país. O questionamento principal é que a nova lei não aponta uma fonte de recursos para arcar com as novas despesas, o que impacta diretamente o sistema filantrópico, como as Santas Casas em todo o país. | Blog do Sena.