CONQUISTA | Professores do município realizam marcha em defesa da educação pública; evento será nessa quinta-feira, 21

Professores, estudantes, sindicatos e diferentes organizações de movimentos sociais irão se reunir na quinta-feira, 21, na Marcha Municipal em Defesa da Educação Pública, em Vitória da Conquista. O ato, convocado pelo Sindicato do Magistério Municipal Público (Simmp) com o apoio de outras entidades, sairá da Praça Guadalajara (Praça da Normal), no Centro, em direção à Praça Joaquim Correia, às 8h. O propósito do movimento é chamar a atenção da comunidade para o descaso do Poder Público com a educação básica no município.

A marcha acontece na semana em que a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) convoca entidades sindicais brasileiras a realizarem mobilizações em defesa do piso salarial do magistério. Em Conquista, os professores estão mobilizados em campanha salarial, principalmente após a Prefeitura enviar à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 02/2024, que propõe o reajuste salarial para a categoria. O Simmp, assim como outros sindicatos de servidores municipais, alega que o PL foi encaminhado ao Legislativo sem diálogo da prefeita com os trabalhadores.

Além da valorização dos profissionais da educação, outra pauta da marcha é a precariedade das escolas no município, o que inclui a falta de infraestrutura e de assistência estudantil. Na mídia local, as denúncias em relação ao transporte escolar e ao fechamento de unidades de ensino também são recorrentes. Neste mês de março, a inundação da Escola Municipal Professora Edivanda Maria Teixeira, no bairro Jardim Valéria, momentos antes da reinauguração da instituição, repercutiu na cidade.

Para discutir tanto as necessidades urgentes da educação municipal quanto a pauta salarial dos professores, o Simmp convocou duas assembleias para esta semana. Na sexta-feira, 22, a mobilização será na Câmara de Vereadores para protestar contra o PL nº 02/2024 do Executivo Municipal. | conteúdo postado originalmente em Conquista Repórter.


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