SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – O presidente do Patronato Penal “Padre Benedito Soares da Costa”, Marcos Rocha, apresentou ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, uma importante reivindicação para reformular o sistema prisional de Vitória da Conquista. A entidade assiste a presos e egressos. Com o tema “O cárcere e a reestrutura das famílias: Patronato Penal de Vitória da Conquista”,o documento solicita a implementação do projeto Familia Cidadã, idealizado por Marcos Rocha, citando os impactos do encarceramento na vida cotidiana das famílias.
“O cárcere traz diversas instabilidades para o contexto familiar, fazendo com que haja uma
reestruturação de todos os membros dessa família para suprir ou, pelo menos, remediar a dor da separação causada pela prisão de um dos seus membros”, pontua. T
Segundo Marcos, tal situação propicia, aos envolvidos, mudanças de papéis inesperados, onde por muitas vezes, adolescentes e crianças são obrigados a se tonarem responsáveis pela própria sobrevivência.
Neste contexto, a família segue seu curso, buscando manter vivo os laços que mantem esse grupo unido na esperança de construírem juntos um novo projeto de vida, por muitas vezes a família opera como uma rede social para o encarcerado, podendo ter funções de proteção, apoio emocional e provendo recursos financeiros.
“Desse modo é imprescindível colocar em pratica uma rede de apoio para as famílias de pessoas encarceradas”, assinala, solicitando ao governador sensibilidade para a implementação desse projeto social, “que sem dúvidas será de extrema importância, para município de Vitória da Conquista”.