Na noite desta quarta-feira (14), no auditório Lúcia Dórea (Cemae), foi realizada a cerimônia de posse dos novos membros da Procuradoria-Geral do Município (PGM). A prefeita Sheila Lemos deu posse ao procurador-geral do Município, Jônatan Meireles, ao subprocurador, Almir Nunes, e aos 12 advogados públicos municipais.
“A partir desse momento, os empossados assumem uma função de extrema importância para a nossa cidade e para o desenvolvimento de uma administração pública eficiente e transparente. A PGM exerce uma função primordial no cumprimento da legalidade e da defesa dos interesses do Poder Executivo Municipal. É através do trabalho exemplar de vocês, procuradores e advogados públicos, que garantimos a aplicação das leis municipais, a proteção do patrimônio público e a busca pela justiça social”, lembrou a prefeita.
Sheila fez votos de sucesso aos empossados. “Pautem suas decisões e orientações estritamente pela legislação vigente e pelo interesse público, agindo sempre com ética e responsabilidade, reafirmo o meu compromisso. Aos novos procuradores e advogados públicos expresso meus parabéns e confiança em seu trabalho. Vocês assumem um desafio enorme, mas tenho certeza de que estão preparados para enfrentá-lo com dedicação e competência”, assegurou.
Representando a presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, o desembargador substituto, Alberto Raimundo Gomes do Santos, falou da satisfação em ver a notoriedade que o Governo para Pessoas tem dado à PGM. “Isso é prestigiar todo o trabalho que é feito pelos procuradores na gestão. Pra mim, como magistrado, não tem nada melhor do que uma procuradoria muito bem-organizada. Com essa estrutura que está oferecendo hoje, tenho certeza de que amanhã teremos um Judiciário mais leve para trabalhar aqui em Conquista”, enfatizou.
O procurador-geral do Município, Jônatan Meireles, destacou que esse 14 de junho simbolizou um marco para a PGM tanto pela posse de novo componentes do órgão quanto pela inauguração da nova sede. Em seu pronunciamento, ele reforçou o compromisso de contribuir para que o órgão se torne uma referência. “Buscaremos deixar a nossa melhor parcela de contribuição para o desenvolvimento do órgão e da cidade e ser reconhecidos nacionalmente como órgão jurídico de excelência na defesa do interesse público”, enfatizou.
Jônatan falou ainda sobre projetos futuros do órgão. De acordo com ele, o próximo desafio da PGM será o aperfeiçoamento do Procon para que continuem sendo registrados avanços na prestação do serviço público de qualidade ao cidadão. “Além disso, pensando no avanço permanente, temos a honra de anunciar que, com o aval da prefeita, implantaremos de forma pioneira, a partir do próximo mês, estágio de pós-graduação para advogado no âmbito da Procuradoria Geral do Município”, comunicou.
Prestigiaram a solenidade, demais autoridades do Judiciário, entre elas, o juiz João Batista de Castro Júnior, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região; das forças de segurança, comandante de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia, coronel Ivanildo da Silva; e do Legislativo Municipal, entre elas, o presidente da Câmara, Hermínio Oliveira; a ex-vice-prefeita, Irma Lemos; o primeiro cavalheiro, Wagner Alves; entre outras representações e familiares dos empossados.