CONQUISTA | Preços elevados, vendas em baixa e prejuízos: entenda os motivos do anunciado fechamento do Carrefour

SUDOESTE DIGITAL (da redação) – Nas últimas semanas o Carrefour divulgou um balanço do segundo semestre de 2023 e os dados são preocupantes, o que reflete, também, no anunciado encerramento das atividades da loja em Vitória da Conquista. A reportagem do Sudoeste Digital apurou que a varejista registrou um prejuízo em relação ao mesmo período do ano passado e está no vermelho. Para encerrar suas atividades em Conquista a rede deve ofertar descontos aos clientes para liquidar o seu estoque.

Carrefour inaugura suas primeiras lojas em Vitória da Conquista e Itabuna, na Bahia - Distribuição

Por outro lado, fontes ligadas à empresa garantem que haverá um remanejamento de funcionários para o mesmo espaço que, após o fechamento do Carrefour, irá ostentar a bandeira do Atacadão a partir de janeiro de 2024.

A reportagem apurou que algumas as unidades estão em liquidação de mercadorias para poder deixar de funcionar. “Este é o momento em que diversas promoções estão acontecendo”, relatou um funcionário. Em nota ao Sudoeste Digital a empresa se manifestou da seguinte forma:

“Informamos que o encerramento das atividades do hipermercado de Vitória da Conquista foi uma decisão estratégica tomada após profunda análise, na qual foi identificado que as outras unidades do Grupo existentes na cidade suprem a necessidade dos consumidores locais. Reafirmamos o compromisso da rede com o estado da Bahia, uma praça de extrema importância para nossos negócios, e que conta com mais de 40 lojas de diferentes formatos de Varejo, Cash&Carry e Clube de Compras”.

As reclamações sobre os preços elevados são uma constante. “Os preços praticados pelo Carrefour estão muito acima da média em relação a outros supermercados, inclusive os de bairros, por isso que muita gente foge do local”, contou a estudante Carla Virgínia Dias, de 22 anos.

A reportagem também teve acesso a um comunicado supostamente emitida pela empresa. A origem do documento não pode ser confirmada:

“É importante ressaltar que o setor de hipermercados é bastante competitivo, com diversas redes disputando a preferência dos consumidores. Além disso, nos últimos anos, observamos um crescimento significativo do comércio online, o que tem impactado diretamente as vendas físicas em lojas físicas. Nesse contexto, as empresas precisam estar atentas às mudanças no comportamento do consumidor e buscar constantemente inovação para se manterem relevantes”.

O fechamento da loja do Carrefour em Conquista terá um forte impacto na economia local. Além dos colaboradores que podem perder seus empregos, também há o aspecto do impacto na cadeia de fornecedores e nas empresas que prestam serviços para essas unidades ou para clientes em deslocamento ou em compras, afetando ainda os carros de aplicativos e taxis.

O QUE SE SABE ATÉ O MOMENTO – O Grupo Carrefour anunciou oficialmente seus planos de encerrar as atividades de 40 hipermercados no Brasil, como um redirecionamento estratégico significativo em sua operação no país. “Essas lojas serão transformadas em unidades do Atacadão e Sam’s Club, consolidando uma mudança de foco para um modelo de negócio mais específico e ajustado às demandas do mercado”, conforme assinalam colaboradores.

A revelação desses planos ocorreu em uma divulgação realizada em novembro deste ano, onde o grupo delineou suas expectativas de realizar essas transições entre os anos de 2024 e 2026. Esta decisão segue um movimento anterior em outubro, quando o Carrefour anunciou o fechamento de 16 lojas em Belo Horizonte.

O Carrefour retirou uma previsão anteriormente anunciada de alcançar R$100 bilhões em vendas brutas no Atacadão até 2024. Essa retirada se deve às mudanças no ambiente macroeconômico do país e às transformações nas dinâmicas de consumo, o que reforça a necessidade de adaptabilidade e flexibilidade para se manter em sintonia com o mercado brasileiro.


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