CONQUISTA | Por determinação do Governo Federal, Semdes realiza averiguação do Cadastro Único de famílias unipessoais

Com o objetivo de combater fraudes em programas sociais, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Semdes) tem intensificado o processo de verificação das informações declaradas no Cadastro Único (CadÚnico, e uma das estratégias é a averiguação cadastral unipessoal, que verifica possíveis inconsistências na composição familiar de beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família.

Em Vitória da Conquista, das 98.762 famílias cadastradas no Cadastro Único, 19.242 foram incluídas pelo Governo Federal, na etapa de averiguação. “São famílias que declararam ser compostas por apenas uma pessoa. Esse processo de verificação é importante, porque visa identificar beneficiários que informaram morar sozinhos, mas que moram com suas famílias, gerando potenciais pagamentos duplicados”, explica o coordenador de Renda e Cidadania e Gestão do Bolsa Família, Alberto Bittencourt.

Segundo Alberto, o Governo Federal está avisando os beneficiários do Bolsa Família sobre essa inconsistência pelo extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo do programa. Já as famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica, poderão ser comunicadas por meio de mensagem na fatura da conta de energia elétrica.

Para facilitar a regularização dos cadastros unipessoais, além dos atendimentos durante a semana, nos domingos, das 8h às 14h, o posto de atendimento localizado na Prefeitura da Zona Oeste (PZO) dará prioridade a esses atendimentos. “Outra estratégia adotada pelo município é a realização de ações comunitárias nas zonas rural e urbana, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas. Por isso, estamos pedindo que as pessoas com cadastros unipessoais busquem nossos postos voluntariamente e realizem a atualização cadastral. Nossas equipes estão preparadas para tirar dúvidas e prestar o melhor atendimento para as famílias que se encontram nesta situação”, esclareceu o secretário da Semdes, Michael Farias.

Para atualizar o cadastro é necessário que o responsável familiar leve um documento pessoal com o número de CPF ou título de eleitor e também, se for incluir alguém no cadastro, que apresente pelo menos um documento de cada pessoa da família, como: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Título de Eleitor ou Registro Administrativo de Nascimento Indígena. É importante que o responsável familiar apresente, também, comprovante de residência, preferencialmente, a conta de energia, de água ou contrato de aluguel.

Em Vitoria da Conquista, a Prefeitura disponibiliza os seguintes postos:

  • Centro de Referência em Assistência Social (Cras) – Bruno Bacelar, Vila América, Jardim Valéria, Miro Cairo, Nossa Senhora Aparecida, Rural, Nova Cidade e Pedrinhas;
  • PAACs Subprefeituras: Bate-Pé, José Gonçalves e Inhobim;
  • Prefeitura da Zona Oeste atende também aos domingos das 8h às 14h;
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

COMPARTILHAR