Entre janeiro e junho de 2023, o Posto de Atendimento Avançado ao Cidadão (PAAC), de Inhobim, que atende, além desse distrito, também Veredinha, Cercadinho, São João da Vitória e Dantelândia – e mais 58 povoados, recuperou quase mil quilômetros de estradas. Nessa conta, estão incluídas as estradas principais, nas quais há maior fluxo de veículos, e as secundárias, conhecidas pela população como “ramais”.
“A gente faz as estradas principais primeiro, para depois fazer os ramais”, explica o coordenador do PAAC, Osmário Lacerda. Esse trabalho inclui serviços de patrolamento e aplicação de cascalho nas estradas rurais responsáveis por interligar essa ampla área que abrange os cinco distritos.
Equipado com um maquinário que inclui um trator do tipo patrol, uma pá carregadeira e caminhões para o transporte de cascalho, o PAAC realiza também outras intervenções, como roçagens, aterramentos, limpeza de poços e caixas d’água e até a manutenção de mata-burros.
No caso desses equipamentos, destinados a impedir a circulação de animais pelas estradas que interligam os povoados rurais, o PAAC cedeu pranchas para que moradores construíssem mata-burros em localidades como Cedro, Lixa, Lagoa Grande, Cercadinho, Salitre e Cortesia, entre outras.
Além disso, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o setor participa da reestruturação de postos de saúde – a exemplo do que atende ao povoado de Matinha, recentemente reformado e ampliado. Outras obras nas quais o PAAC está envolvido são a construção da unidade de saúde do povoado da Lixa e a reforma de espaços com a mesma finalidade em Salitre e Abelhas.
Reformas também foram feitas no centro comunitário de Dantelândia e no mercado municipal de Veredinha. E, em Cercadinho, houve a construção de uma cobertura para abrigar a ambulância, no posto de saúde local, e a recuperação do calçamento de uma rua do distrito.
Em São João da Vitória, o PAAC providenciou o aterramento de um campo de futebol que estava abandonado há mais de dois anos. “Colocamos mais de 200 caminhões de terra para aterrar e levantar mais o campo. E o pessoal já está lá, jogando bola”, informa Osmário, que reforça: “O campo estava abandonado e ninguém estava mais falando em jogar lá. Foi uma conquista para o distrito de São João da Vitória”.
O PAAC viabilizou o aterramento e a colocação de manilha em crateras abertas em uma rua de Inhobim e num trecho de aproximadamente 20 quilômetros na estrada que liga o distrito ao povoado de Três Lagoas.
Benefícios
Segundo Osmário, ações desse tipo se tornam possíveis por conta da relação mais próxima que um setor como o PAAC é capaz de estabelecer com as populações rurais. “Ele traz muitos benefícios. Através dele, fica tudo mais fácil para a nossa região, porque temos as máquinas”, avalia o coordenador. “A população se sente satisfeita, porque é um governo que está perto das pessoas. O pessoal se sente agradecido por isso, pela prefeita Sheila Lemos dar continuidade a um trabalho que foi começado pelo saudoso prefeito Herzem Gusmão”, complementa.
“Tenho certeza de que vai vir muito mais. A iniciativa da prefeita é atuar mais na zona rural, dar mais atenção, fazer reuniões e procurar estar perto do povo”, conclui o coordenador do PAAC de Inhobim.
Para o segundo semestre, outras ações já estão previstas no cronograma do PAAC de Inhobim. A equipe vai continuar os serviços de roçagem, patrolamento e cascalhamento de estradas, assim como também as melhorias em postos de saúde.
Além disso, há previsão de limpeza de ruas e locais onde é feita a coleta de lixo em distritos e povoados da região sob a jurisdição do PAAC. Também devem continuar as vistorias e a manutenção em pontos como as do assentamento Mutum I e a que liga outro assentamento, o de Baixão, ao povoado de Caldeirão. Outra ponte a ser reformada é a que liga Barra da Vereda à comunidade de Ipueira.
Nas sedes de distritos e povoados, canais de saída de água também receberão serviços de limpeza e árvores de ruas e praças serão podadas. Também deve continuar o trabalho de assistência técnica a pequenos produtores rurais, disponibilizando, por exemplo, a aragem de pequenas propriedades.