Apesar do sucesso do equipamento e devido à imensa procura do público para conhecer o espaço, sobretudo neste início de primavera, danos ao patrimônio, como vasos e plantas, já foram observados pela Semma. Para coibir e ter maior controle do fluxo de visitantes, a Semma passou a adotar o agendamento prévio para grupos acima de seis pessoas que queiram visitar o Orquidário.
Jean Pereira levou seus filhos Jaime e Raul para conhecerem, na tarde de segunda-feira (2), o Orquidário, o qual afirma ser um dos mais bonitos espaços da cidade. Jean ressalta que o cuidado e a manutenção com as praças devem ser constante. “Temos boas opções de praças e mais uma possibilidade de lazer gratuita é sempre muito boa”, declarou.
Além de ser um local de contemplação, o Orquidário desempenha um papel importante na conservação das orquídeas. A equipe de paisagismo e de projetos da Semma se dedica a realizar pesquisas científicas, estudos e programas de educação ambiental para promover a preservação dessas flores. Lá os visitantes têm a oportunidade de perscrutar as pequenas trilhas cuidadosamente projetadas que levam ao ambiente onde as orquídeas são cultivadas em condições ideais.
Segundo a secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, a Prefeitura além de prover a manutenção e a segurança do Orquidário, conta com o compromisso das pessoas em zelar pelo espaço. “A partir de agora adotaremos medidas e orientações aos visitantes, para garantir a integridade do patrimônio e que todos tenham acesso a ele”, destacou Ana Cláudia.
Entre as orientações, a secretária enfatiza que as pessoas não devem subir nos espaços em que estão colocadas as plantas, tenham cuidados em não pisar no gramado e também com animais de estimação – chamando atenção para que seus tutores levem consigo sempre um saco coletor e, principalmente, que grupos grandes procedam o agendamento para a visitação.
A visitação de grupos acima de seis pessoas precisa ser agendada por ofício, encaminhado para o e-mail: [email protected] ou [email protected]. Através do agendamento, escolas e grupos interessados em aprender mais sobre as orquídeas e sua importância para o ecossistema, poderão receber palestras e educação ambiental por parte da Semma.