A missa em memória de Leônidas Cardoso será na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, na Praça Tancredo Neves, nesse dia 19 de fevereiro, às 19 horas.
Além das diversas manifestações de pesar no Estado, a memória do ex-deputado Leônidas Cardoso, falecido no último dia 10, aos 83 anos foi reverenciada pelo presidente Adolfo Menezes, que decretou luto oficial na Assembleia Legislativa por três dias.
O luto oficial é expresso pelo hasteamento da bandeira da Bahia a meio mastro ao lado dos demais pavilhões na área frontal do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães.
O conquistense Leônidas Cardoso foi deputado por três legislaturas consecutivas a partir de 1979 (inicialmente, como suplente, efetivado em 1982) e ocupou a primeira vice-presidência da Assembleia entre 1987 e 1989. Ele também foi deputado estadual Constituinte.
CARREIRA
Além da vice-presidência da ALBA, Leônidas participou de várias comissões técnicas, chegando à presidência da Comissão de Fiscalização e Controle. Ocupou ainda a vice-presidência da Comissão de Turismo e Empreendimentos Sociais e foi membro titular das comissões de Desenvolvimento Econômico, Social e Urbano, Agricultura e Política Rural, Minas, Energia, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Também atuou como suplente das comissões de Poluição e Meio Ambiente, Agricultura e Incentivo Rural, Constituição e Justiça, Proteção ao Meio Ambiente, Finanças e Orçamento, Agricultura, Defesa ao Consumidor, Saúde Pública e Saneamento.
Pecuarista, antes de ingressar na política partidária, trabalhou como fiscal de renda entre 1960 e 1973; foi diretor da Empresa Indústria e Comércio de Frio Ltda, 1974; e sócio-gerente da Prosolo Ltda, entre 1975 e 1981. Na esfera pública, após encerrar o último mandato, atuou como diretor de Ação Social da Urbis, entre 1991 e 1994. O deputado Adolfo Menezes encerrou a sua moção de pesar registrando que Leônidas Cardoso foi uma importante liderança política em sua querida Vitória da Conquista, deixando o seu abraço solidário a seus familiares e a seus muitos amigos.