CONQUISTA | Jovens do CETEP de Vitória da Conquista Contribuem para o Futuro da Internet: Diretrizes da UNESCO

Imagine um mundo onde a Internet é um campo de jogo nivelado – um espaço de ideias livres e inovadoras, protegido pela justiça, pelo Estado de Direito e pelos Direitos Humanos. Essa é a visão da UNESCO, e no último dia 14 de junho, em Vitória da Conquista, mais de 100 jovens se mobilizaram para tornar essa visão uma realidade.

No CETEP, respondendo ao chamado do Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação e da Innovation For Policy Foundation, esses jovens da era da internet se mobilizaram para contribuir com a avaliação da regulamentação das plataformas digitais. A reunião foi organizada pelo Professor Flávio Flores e começou às 7:00 da noite, horário de Brasília. Em apenas meia hora, mais de 110 jovens já se emocionavam com a oportunidade de expressar suas opiniões “por uma internet de confiança”.

Para o professor Flávio, a participação de uma centena de jovens, entre 15 e 18 anos, de uma escola técnica pública, localizada no sertão da Bahia, ilustra a magnitude do encontro e enfatiza: “um tema complexo deve ser avaliado de forma organicista, por partes que integram o todo, notando a interação destes elementos micros, no funcionamento da estrutura macro. ”

Com a ajuda de uma rede de consultores, os jovens puderam discutir suas ideias e contribuir para moldar o futuro da Internet. Eles não apenas responderam às questões, mas também participaram de um diálogo ativo, pedindo esclarecimentos quando não entendiam e oferecendo sua perspectiva única sobre os desafios do mundo digital.

Na abertura, os estudantes foram provocados a uma reflexão na roda de conversa do professor Caio Coelho, que abordou o papel da juventude na construção de uma internet mais segura e responsável sob o olhar do direito. A jovem Ana Lara usa com frequência as redes sociais como entretenimento e pesquisas da escola e despertou para a importância de ser protagonista nas diretrizes rumo a um espaço cibernético mais seguro.

Sob a mediação dos consultores do CAESE – as jornalistas Karen Póvoas e Andréa Póvoas, o advogado Rodrigo Gonçalves, o professor Renan Ataíde e o arquiteto Lucas Ribas – os jovens aprenderam, deliberaram e compartilharam suas visões.

A presidente do Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação, professora Mara Rute, saudou os estudantes direto de Paris. Com uma diferença de cinco horas no fuso horário, ela afirmou o compromisso do Centro de ouvir os jovens, não apenas em consultas, mas também ao desenvolver ações que garantam que as vozes da juventude sejam ouvidas na construção do futuro.

A iniciativa dos estudantes do CETEP é um exemplo perfeito de como as Diretrizes da UNESCO para a regulamentação de plataformas digitais devem funcionar. As Diretrizes são feitas para informar e moldar os processos regulatórios, não para ditar políticas de cima para baixo. Como tal, a UNESCO reconhece a importância da participação de várias partes interessadas, especialmente de jovens que cresceram na era digital.

É uma visão ambiciosa, mas a participação ativa dos jovens de Vitória da Conquista na avaliação dessas Diretrizes nos deixa um passo mais perto de tornar essa visão uma realidade. O objetivo das Diretrizes da UNESCO é garantir que a Internet continue sendo um espaço seguro, aberto e livre para todos, e com a ajuda desses jovens, estamos confiantes de que isso é possível.

Acesse o site oficial do Caese www.caese.education e siga o perfil no instagram @caese_brasil para acompanhar as ações da Instituição.


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