CONQUISTA | Isaac Figueira é o novo presidente da COOPMAC, com apenas três votos de diferença,

O resultado das eleições para escolher a nova gestão da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) saiu agora há pouco. Com uma diferença de apenas 3 votos, Isaac Figueira venceu o pleito e estará à frente da Coopmac pelo próximo triênio.

O processo começou por volta das 21h desta terça-feira (28), movimentando a sede da Cooperativa, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Ao todo, foram 170 votos, dos quais 86 foram para a chapa vencedora, 83 para a chapa derrotada, e 1 voto nulo.

A eleição contou com duas chapas, a do atual presidente Gilmar Dias que tinha como vice o ex-presidente da Coopmac Jamiltinho Gusmão; e a chapa formada pelo ex-diretor executivo da Cooperativa, agora presidente eleito, Isaac Figueira.

A chapa encabeçada por Isaac é formada por profissionais e também produtores. A defesa de nova gestão é o fortalecimento dos laços com o cooperativismo. A Coopmac é formada por mais 300 cooperados, sendo responsável por grandes eventos voltados para a agricultura e pecuária, que buscam a promoção do desenvolvimento das atividades rurais, tendo abrangência em toda a região sudoeste.

HISTÓRIA – Em outubro de 1960 surgia em Vitória da Conquista, a Cooperativa Agropecuária Conquistense de Compras em Comum Limitada, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social das atividades agrícolas da região, em especial a pecuária leiteira.

Com a chegada da cafeicultura e a abertura da BR 116 [Rio-Bahia], a Exposição Agropecuária, um dos braços culturais mais significativos da cidade, ganhou relevância. A rodovia foi o primeiro vetor de crescimento da região, a ligação entre Nordeste e Sudeste do Brasil.

Em 1968, a Cooperativa de Compras dá lugar à Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Limitada, que se tornou uma guia no processo de implantação do Polo Cafeeiro no Planalto da Conquista e mudou a dinâmica regional.

O cooperativismo como modo de produção altamente sustentável potencializou os ganhos de todos os entes envolvidos: empresas; cooperados; comunidade e economia, porque quanto mais ele agrega mais ele distribui e mais a sociedade ganha.

A Cooperativa mais antiga em atividade na Bahia é um agente de desenvolvimento e de transformação, a sua força alavancou a produção agropecuária do Estado e se manteve assim até os dias de hoje.

Sediada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, a instituição atua firmemente prestando serviço aos seus cooperados, empresas locais, diversos produtores, torrefações da região e exportadoras de café. Boa parte desse grão processado é destinado a mais de 50 países, entre eles Estados Unidos da América, Japão e Itália. | Informações dos blogs do Sena e do Anderson.

 


COMPARTILHAR