CONQUISTA | Domingo marca a entrega da Base da Guarda Municipal na Vila Serrana e área de lazer no Miro Cairo

A Prefeitura de Vitória da Conquista entregou, nesse domingo (10), obras e serviços solicitados pela população do bairro Zabelê, por meio do programa Governando com as Pessoas. A comitiva do Governo Municipal esteve no Vila Serrana para inaugurar a nova base da Guarda Municipal, cujo espaço foi viabilizado através de parceria com a associação local de moradores, e no condomínio Pau Brasil, no Miro Cairo, onde foi revitalizada uma área de lazer que inclui parque infantil, quiosque comunitário e quadras de areia para vôlei e futebol.

Em ambas as cerimônias, a prefeita Sheila Lemos foi acompanhada por integrantes do Governo Municipal e pelos vereadores Hermínio Oliveira, Edjaime Rosa Bibia, Nildo Freitas e Nelson de Vivi.

Assim como os outros serviços já concluídos, essas intervenções foram reivindicadas pelos moradores, por meio da experiência-piloto desenvolvida no bairro Zabelê. A localidade foi escolhida pela Secretaria de Governo por ser a mais populosa da Zona Oeste, com quase 30 mil habitantes. O processo foi iniciado em junho e avançou por julho e agosto, com o desenvolvimento do sistema de votação on-line. Os moradores votaram em duas etapas, entre setembro e outubro. Em seguida, já com as reivindicações escolhidas, o Governo Municipal passou à execução dos serviços solicitados – o que ocorreu a partir de 6 de novembro.

A execução das obras e serviços durou cerca de 30 dias. A programação de entregas começou na sexta-feira (8) e segue até a próxima terça-feira (12). “A experiência deu tão certo que nós vamos levar para toda a cidade, a partir do ano que vem”, garantiu a prefeita Sheila Lemos, informando que a ideia é incluir o programa Governando com as Pessoas no orçamento municipal.

“Fizemos um projeto-piloto no bairro Zabelê, escutando a comunidade sobre quais as intervenções que ela queria, com prestação de serviços e também de obras”, explicou Sheila. “É muito importante escutar a comunidade e saber o que ela deseja para o seu local. Isso traz pertencimento e cuidado. E nós pedimos que a comunidade cuide de todos esses espaços que estão sendo revitalizados e entregues”, recomendou a gestora.

Segundo a secretária de Governo, Geanne Oliveira, o projeto-piloto foi bem-sucedido devido ao trabalho em conjunto entre diferentes setores do Governo de Vitória da Conquista. Além da Secretaria Municipal de Governo, a empreitada envolve as pastas de Comunicação (Secom), Mobilidade Urbana (Semob), Meio Ambiente (Semma), Desenvolvimento Rural (SMDR), Infraestrutura Urbana (Seinfra), Educação (Smed), Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), Serviços Públicos (Sesep) e Gestão e Inovação (Semgi), além da Guarda Municipal e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc).

“Nós só pudemos fazer essas entregas porque contamos com a intersetorialidade”, reconheceu Geanne. “Nesse movimento integrado, estamos conseguindo fazer, num tempo de 30 dias, todas as entregas de obras e serviços que foram votados pela população da região do Zabelê e alcançaram o primeiro lugar”, informou a titular da Segov.

Na Vila Serrana, a votação mostrou que os moradores solicitavam a ampliação do patrulhamento feito no bairro pelas forças de segurança. Porém, ao atender à demanda, o Governo Municipal optou pela instalação de um posto fixo da Guarda Municipal, num espaço com área de aproximadamente 100 metros quadrados, cedido pela Associação de Moradores da Vila Serrana. “Nós fizemos mais, fomos além”, destacou a prefeita Sheila. “A nova base está aqui para dar apoio a todo o bairro Zabelê”, completou.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, o local não foi escolhido por acaso. O que pesou na escolha foi a localização, já que o imóvel fica próximo ao posto de saúde local, à Escola Municipal Frei Serafim do Amparo (que já é atendida por rondas da GM) e à própria sede da associação. “Foi uma decisão estratégica”, explicou Lemos.

O comandante informou ainda que, inicialmente, a base funcionará com uma viatura e uma guarnição formada por quatro guardas vinculados ao Grupo de Proteção Preventiva Comunitária (GPPC), destacamento em formação, cuja forma de atuar terá um viés de aproximação com a sociedade. Consta ainda nos planos iniciais que a base deverá funcionar das 8h às 18h. No entanto, será colocada em discussão uma futura ampliação para que o serviço seja feito durante 24h.

“A palavra de ordem, hoje, é agradecimento”, afirmou Lemos aos representantes da comunidade. “Ficamos muito felizes pelas pessoas manifestarem a necessidade de um posto da Guarda Municipal na Vila Serrana. É muito importante, porque a nossa Constituição Federal, no seu artigo 144, fala que a segurança pública é dever do Estado, e direito e responsabilidade de todos”, explicou o comandante. “Essa aproximação, essa localização, nós só temos a agradecer a vocês”.

Segundo o atual presidente da associação de moradores, Gell Silva, a cessão do espaço foi uma forma de facilitar os procedimentos, tanto para os moradores quanto para o Governo Municipal. “Era um sonho antigo da comunidade”, disse Gell. “Aí, a prefeita veio com essa belíssima ideia do programa Governando com as Pessoas. A comunidade aproveitou e uma das escolhas foi ter uma base da Guarda Municipal aqui”, disse ainda o líder comunitário, que mencionou uma consequência imediata: o aumento da sensação de segurança dentro dos limites do bairro. “Primeiro, teve a iluminação de LED, que traz mais conforto para as pessoas. E agora, muito mais com a Guarda Municipal. Só sucesso”, resumiu.

Outro morador, o professor aposentado Weldes Gusmão, 78 anos, também aplaudiu a medida. “Quero parabenizar a prefeita Sheila Lemos, que vem fazendo um trabalho espetacular”, disse. “A Guarda Municipal, aqui para nós, será de extrema necessidade e valorização da nossa segurança. Ela tem feito um trabalho muito bom, excelente, no centro da cidade. E agora, chegou para a gente, aqui, na Zona Oeste”, complementou Weldes, que mencionou também outras iniciativas governamentais em andamento na região: “A limpeza da Lagoa das Bateias, a valorização da avenida Brumado, é uma beleza tudo isso. O que a prefeita está fazendo na cidade é de alto valor”.

No condomínio Pau Brasil, inaugurado no Miro Cairo há cerca de dez anos, como parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida, a comunidade formada por 12,2 mil pessoas elegeu, como prioridade, a recuperação do espaço de lazer, cuja estrutura estava deteriorada. “Quando nós fomos trazidos para cá, nós viemos às cegas. Aí, logo a comunidade ficou jogada”, relembrou a agente comunitária de saúde, Priscila Lopes, presidente do projeto Falcão – uma iniciativa desenvolvida por ela, ao lado do marido, Edvan Targino de Souza, que oferece oficinas de futebol, ludicidade, capoeira e vôlei a cerca de 330 crianças e adolescentes do Zabelê.

Com a demanda aprovada, o Governo Municipal recuperou a estrutura da quadra de areia, construiu um novo parque infantil, uma quadra de vôlei e ainda providenciou a reforma do quiosque comunitário, além de fornecer bolas de futebol e vôlei e redes para as traves. Também foi criado um espaço para o cultivo de uma futura horta comunitária, que será tocada pelos próprios moradores. “Graças a Deus, é outra coisa. Se a gente vê o antes e o depois, vê uma evolução. E nós temos a certeza de que a comunidade, como abraçou o projeto, também vai cuidar do equipamento público”, assegurou Priscila.

Pertencimento

A estudante Esther Lopes, 17 anos, manifestou a sensação de “pertencimento” mencionada pela prefeita Sheila Lemos. “Achei a quadra linda. Ela já é minha. Eu já a vejo como minha”, contou. Esther também gostou das melhorias feitas na estrutura do quiosque comunitário, onde foram construídos cobogós, a fim de facilitar a ventilação interna. “Nossa, o quiosque não tinha janela. A gente treinava num calor, porque era só a porta”, recordou.

A estudante, que atualmente cursa o 2º ano do Ensino Médio, ainda apreciou a futura horta comunitária, que, segundo ela, pode vir a ser uma ocupação a mais para as pessoas mais idosas que vivem no condomínio. “Elas podem ir lá, cuidar, e a gente pode ver como é o processo de crescer as plantas”, disse Esther. “A Prefeitura está fazendo um bom trabalho”.

A reforma do quiosque também foi elogiada pelo sensei Bira, que, ao lado do atleta Adão, coordena o projeto Lutar, responsável por oferecer aulas de jiu-jitsu a crianças e adultos da comunidade. “Isso é muito bem-vindo para a gente. É uma coisa que nós já estávamos buscando há muito tempo”, disse Bira. Da mesma forma que o projeto Falcão, o projeto Lutar oferece todas as atividades de forma gratuita. “Nosso objetivo é ocupar a mente das crianças, mostrando a melhor maneira de disciplina no tatame, para que eles levem essa disciplina para a vida”, informou o esportista.


COMPARTILHAR