CONQUISTA | Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor cobra esclarecimentos da Embasa sobre qualidade da água fornecida na cidade

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), através da Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor, composta pelos vereadores Edivaldo Ferreira Jr (PTB), Nelson de Vivi (UB) e Nildo Freitas (PSC), requereu à Mesa Diretora que convide o gerente regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), Manoel Carlos de Sá Roriz Vargas Marques, para prestar esclarecimentos acerca dos últimos acontecimentos relacionados à qualidade da água fornecida na cidade.
De acordo com o requerimento, apresentado ao Sudoeste Digital pelo presidente da Comissão, vereador Edivaldo Ferreira Júnior, a qualidade do serviço prestado pela Embasa é um tema que se tornou central nas discussões em Vitória da Conquista, especialmente após os recentes eventos relacionados à alteração nas características da água fornecida. VEJA VÍDEO ABAIXO:

“Contudo, é inegável que a comunidade enfrenta desafios significativos, evidenciados também pelo esclarecimento da Neoenergia Coelba, que identificou interrupções de energia relacionadas à alteração química da água”, destaca o documento.

“À luz do exposto, é pertinente considerar o Artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que estabelece a obrigatoriedade da Concessionária em fornecer serviços adequados, eficientes e seguros, responsabilizando-se por prejuízos causados ao poder concedente, aos usuários ou a terceiros”, prossegue.

Ainda segundo informa o requerimento, a Comissão tomou conhecimento do esclarecimento emitido pela Neoenergia Coelba em relação a interrupções de energia específicas em Vitória da Conquista, relacionadas ao uso de chuveiros elétricos. A Neoenergia esclarece que a rede elétrica da região está normal e que a situação está vinculada a uma alteração química na água:

Conforme divulgado pela Embasa, as intensas chuvas impactaram os mananciais (Água Fria I e II, Catolé e Gaviãozinho), levando à necessidade de ajustes no tratamento para garantir a potabilidade, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Em relatos à imprensa, vários consumidores têm expressado sérias preocupações acerca da qualidade da água fornecida e das interrupções de energia relacionadas ao uso de chuveiros elétricos.

Por conta disso, há relatos de problemas relacionados ao gosto estranho da água, casos de disenteria e febre. Além disso, há queixas sobre interrupções de energia, especialmente ao utilizar chuveiros, indicando uma problemática que afeta diretamente a qualidade de vida dos residentes. Um ponto intrigante é a dificuldade em tomar banhos quentes, mesmo com os chuveiros desligados, conforme noticias veiculadas em blogs.

“Diante desses acontecimentos e em conformidade com o mencionado no CDC, questionamos sobre quais medidas adicionais a Embasa está tomando para garantir a qualidade da água fornecida em Vitória da Conquista, especialmente em relação às características de cor e sabor; como a Embasa pretende reparar os prejuízos causados à população em decorrência das alterações na qualidade da água e qual o plano de ação da Embasa para mitigar as situações internas nas residências que, segundo a Neoenergia Coelba, estão ligadas à alteração química
da água e afetando o fornecimento de energia”, expõe o documento.

A Comissão destaca que há uma solicitação para que a Embasa apresente uma resposta detalhada a essas questões, com o objetivo de assegurar a transparência e a confiança da população em relação aos serviços prestados pela empresa, reafirmando seu compromisso  com a satisfação e bem-estar de seus consumidores.


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