CONQUISTA | Com apoio do deputado Zé Raimundo, livro sobre tropeirismo será lançado neste sábado (6) no Centro de Cultura

Lançamento acontecerá antes da apresentação do último Concerto Natalino Pela Paz em Vitória da Conquista

No próximo sábado (6), Vitória da Conquista receberá o lançamento do livro “Tropas e Tropeiros no Alto Sertão Baiano, Século XIX”, da cantora e pesquisadora Jurema Paes. A publicação, realizada pelo selo Alba Cultural da Assembleia Legislativa da Bahia, contou com o apoio e incentivo do deputado estadual Zé Raimundo, que também ocupa a posição de vice-presidente na assembleia baiana.

O evento terá início às 18h, na Sala da Academia Conquistense de Letras, localizada no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Além da presença da autora Jurema Paes, o lançamento contará com a participação do historiador, músico e professor Fábio Paes, pai da pesquisadora. Juntos, eles compartilham uma profunda paixão pelo entendimento e preservação das tradições do sertão baiano.

O livro de Jurema Paes aborda a história social dos tropeiros em suas jornadas pelo Alto Sertão da Bahia, de Caetité a Rio de Contas. O historiador Fábio Paes, que prefacia a obra, destaca que a autora “tece uma trama que entrelaça a história regional com a nacional.” Para além dos aspectos econômicos e sociais, a autora analisa a presença da cultura tropeira nas expressões artísticas regionais.

Jurema Paes, por meio de sua pesquisa, percorre as cidades de Rio de Contas e Caetité como cenário deste Alto Sertão em movimento de tropa, analisando os traços do tropeirismo na Bahia. Ela também aborda o sujeito tropeiro, os tipos de tropas e suas funções características, além de sua iconografia. Com interesse aprofundado na cultura sertaneja, a autora destaca o tropeirismo por meio do canto de Elomar Figueira Mello e do “Tropeiro Gonsalin”, enriquecendo a compreensão e o fortalecimento de nossa identidade cultural com novas dimensões.

O deputado estadual Zé Raimundo destaca que “Tropas e Tropeiros no Alto Sertão Baiano, Século XIX” traça o panorama histórico do tropeirismo na Bahia além de “evidenciar as influências culturais dos tropeiros como importantes mediadores entre o litoral e o sertão e, claro, dentro da própria realidade sertaneja”, pontua.

O lançamento do livro será seguido pela última apresentação da série de Concertos Natalinos Pela Paz, executada pela Orquestra Conquista Sinfônica sob a regência do maestro João Omar, outra iniciativa cultural viabilizada pelo deputado Zé Raimundo em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira.

Serviço:

  • Evento: Lançamento do livro “Tropas e Tropeiros no Alto Sertão Baiano, Século XIX”
  • Data e Horário: Sábado, 6 de janeiro, às 18h00
  • Local: Sala da Academia Conquistense de Letras do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

COMPARTILHAR