Por volta das 16:00 horas de hoje (06), nas imediações do Km 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista, policiais rodoviários federais realizavam fiscalização de trânsito quando abordaram um ônibus de turismo, que fazia o itinerário São Paulo (SP) x Feira de Santana (BA).
Durante os procedimentos foram encontradas 42 aves silvestres da espécie trinca-ferro, em gaiolas dispostas para transporte de várias aves amontoadas. O proprietário foi identificado e informou que estava voltando de São Paulo (SP) para cidade alagoana de Arapiraca, quando parou em Cândido Sales e comprou os animais pelo valor de R$ 2 mil reais e que iria comercializá-los em Feira de Santana (BA).
A PRF encaminhou os animais para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do local, onde eles passarão por um processo de triagem, serão alimentados e tratados, passando por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.
O responsável pelos animais responderá por crime ambiental, previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98.
Fique atento: conforme o Art. 29 da Lei 9.605/98 – Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, configura crime.