A cidade de Vitória da Conquista registrou até 9h desta sexta-feira (9) uma média de 28,78 mm de chuva. O dado foi obtido a partir dos cinco pluviômetros instalados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na cidade. A região do bairro Bruno Bacelar foi onde se registrou o maior volume: 36,42 mm.
Até às 10h desta sexta, conforme aviso meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Vitória da Conquista está incluída no alerta laranja, com possibilidade de chuvas intensas, podendo chegar a mais de 60 mm por hora ou mais que 100 mm por dia. Os ventos podem ser superiores a 100 km/h.
De acordo com a Defesa Civil, até o momento, não foi registrado nenhum chamado na área urbana, por meio do 199. Na área rural, também não há registro de maiores problemas, apenas em Inhobim, houve a queda de uma árvore no cemitério, mas a equipe do Posto de Atendimento Avançado ao Cidadão (PAAC) já se deslocou até o local.
Desde a última semana, o Comitê de Gerenciamento de Crise e a equipe da Defesa Civil estão de prontidão, monitorando os pontos críticos da cidade, nas áreas urbana e rural, e atendendo todas as demandas da comunidade em relação a chuva. Além disso, no Deserg, 14 veículos da Prefeitura também estão prontos para qualquer emergência.
Após às 10h a equipe da Defesa Civil visitará os pontos mais críticos.