SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – Depois de mais de três meses de espera, com o sol castigando o sertão da ressaca, a chuva apareceu no planalto de Conquista, mas não sem contrariar as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma forte ventania anunciou a chegada da chuva, a partir da BR-116, na região de Lagoa das Flores.
A própria Defesa Civil do município informou que as pancadas de chuva deveriam começar no último sábado (16), com um volume pequeno, de apenas 2 mm, e seguir até quinta-feira (21), quando poderia chegar a 20 mm. O total previsto acumulado seria de 60 mm. A chuva ocorre apenas em alguns pontos da cidade.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probabilidade de chuva era de 5%, mas os percentuais deveriam aumentar nos próximos dias; nesta terça, chegando a 80%, e na quarta, caindo para 70%.
Na última semana, com base nas informações divulgadas pelo Inmet, havia previsão de chuvas para a segunda quinzena de dezembro, inclusive para Vitória da Conquista e os estados da região Nordeste, com direcionamento até a Costa Sul litorânea.
ATUALIZADO – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou os alertas meteorológicos para chuvas na Bahia. Na manhã desta terça-feira (19), todos os municípios do estado estão incluídos em dois avisos, um amarelo, de perigo potencial para chuvas intensas, e outro laranja, de perigo, para tempestades. Ambos tem validade até às 10h desta quarta-feira (20) e poderão ser alterados ou ampliados nos próximos dias.
O alerta laranja engloba 379 das regiões Centro Sul, Nordeste, Centro Norte, Sul, Metropolitana de Salvador, Extremo Oeste e vale são-franciscano da Bahia, além de áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo. Já o alerta amarelo engloba os 38 municípios de áreas do Extremo Oeste, Centro Norte, e Nordeste.
Nas cidades em alerta laranja, a chuva pode variar de 30 a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Tais condições podem trazer risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Já nas localidades sob alerta amarelo, a chuva pode ocorrer entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos, com rajadas 40 a 60 km/h. Os riscos são os mesmos das demais localidades, porém com menor probabilidade de problemas maiores. Esta alerta também vale para mais de 2,8 mil municípios de todos os estados do Nordeste, Norte e partes significativas do Centro Oeste.
Em todo o país, outros seis alertas estão ativos para chuvas em todas as regiões. As previsões indicam condições favoráveis para precipitações pelo menos até sexta-feira (22).
Recomendações
Diante da ocorrência de rajadas de vento, é crucial adotar medidas preventivas para garantir a segurança, como evitar o abrigo debaixo de árvores, pois há um risco significativo de queda e exposição a descargas elétricas. Além disso, recomenda-se não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, minimizando possíveis danos causados pelos ventos.
Uma precaução adicional é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, reduzindo o risco de danos causados por oscilações na rede elétrica. Em situações emergenciais, é fundamental buscar informações junto à Defesa Civil, disponível pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, acessível pelo telefone 193, para orientações específicas e suporte diante das condições climáticas adversas.