A vereadora Márcia Viviane (PT) obteve aprovação, nesta quarta-feira (20), para um requerimento que solicita à prefeita Sheila Lemos (UB) e ao secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, documentos relacionados à construção e manutenção do prédio da Unidade de Saúde da Família Nova Cidade, situada no bairro Primavera, Zona Leste de Vitória da Conquista.
A parlamentar também pede o relatório de eventuais manutenções realizadas na USF Nova Cidade nos últimos cinco anos. O prédio, inaugurado pelo ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade, foi interditado na tarde de segunda-feira (18) pela Defesa Civil, como medida protetiva.
O secretário Jackson Yoshiura, citado pela vereadora, foi criticado no Plenário Vereadora Carmen Lúcia também nesta quarta. Viviane acusou Yoshiura de “atuar como mestre de obras”, apesar de ser advogado. O embate ganhou destaque e evidenciou a tensão em torno da situação do posto de saúde.
O requerimento de Márcia Viviane destaca a necessidade de fiscalização dos atos do Poder Executivo, justificando a iniciativa diante da interdição da unidade de saúde devido ao estado físico do prédio. A polêmica em torno da estrutura do posto de saúde já perdura por anos, sendo questionada por diversos vereadores, e agora se intensifica com a ação da vereadora.