BAHIA | Energia furtada na Bahia daria para abastecer Vitória da Conquista durante três meses

Uma operação de combate ao furto de energia na Região Metropolitana de Salvador identificou 211 irregularidades no município de Camaçari. Segundo a Neoenergia Coelba, na ação, foram recuperados 280 mil KWh de energia, que seria suficiente para abastecer 2.400 residências durante um mês.

A operação aconteceu nas regiões de Jauá, Arembepe, Barra de Jacuípe e Monte Gordo. Os desvios, conhecidos popularmente como “gatos de energia”, estavam em barracas de praia, casas de veraneio, condomínios residenciais e unidades comerciais.

Em cinco dias, foram fiscalizadas 550 unidades consumidoras em diversas vias do município. Após a constatação das irregularidades, os clientes foram instruídos e regularizados.

Conforme a Neoenergia Coelba, de janeiro a setembro, o volume de energia furtada apenas na RMS chegou a cerca de 19 milhões de KWh, o que seria suficiente para abastecer Lauro de Freitas por mais de duas semanas.

Desde janeiro, a distribuidora já realizou aproximadamente 30 mil inspeções na região, cerca de oito mil a mais do que no mesmo período do ano passado.

Já na Bahia, como um todo, de julho a setembro de 2021 foram recuperados 107 milhões de KWh, energia capaz de abastecer Vitória da Conquista, terceira maior cidade do estado, durante três meses—. O volume foi o maior já recuperado em apenas um trimestre da história.

De janeiro a setembro, a Neoenergia Coelba recuperou 264,2 milhões de KWh de energia, o que seria suficiente para abastecer mais de 2,2 milhões de residências ou toda a capital baiana durante um mês. O número é cerca de 31% maior do que o registrado no ano passado.

O furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.


COMPARTILHAR