AZ NEWS PRESENTE | Quinho assume presidência da UPB e destaca as expectativas para os próximos anos

O prefeito do município de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, conhecido como “Quinho”, foi empossado novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). O evento de posse, com cobertura da equipe AZ News, aconteceu nesta segunda-feira (13), na sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Em entrevista à imprensa, da qual o AZ News foi o único representante da região Sudoeste, Quinho destacou sua missão e antecipou seu plano de trabalho para os próximos dois anos à frente da entidade.

Jerônimo participa da posse da nova diretoria da UPB e destaca parcerias

“Quero trabalhar por todo território da Bahia, principalmente pela região Sudoeste e lutar pela duplicação da BR-116, de Jequié a Cândido Sales, que atualmente tem causado muita dor de cabeça para quem transita pela região”, pontuou.

“Na sexta-feira (17), tenho uma reunião com o diretor da Via Bahia para tentar viabilizar essa construção. Temos diversas ações para tocar e dentre elas destacamos a questão da distribuição de água potável, o pacto federativo e outras”.

Ainda em sua fala, disse estar cercado de muita expectativa sobre sua gestão. “Nos próximos dois anos teremos as nossas bandeiras atendidas, em especial o novo pacto federativo e PEC 14, que trata da questão previdenciária”, continuou.

A cerimônia contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, e secretários de estado.   

“Tivemos muito sucesso nessa parceria com o conjunto de políticas públicas. A exemplo do Consórcio de Saúde, as policlínicas hoje, o sucesso que nós temos na Bahia é em função da relação que nós temos com as prefeituras, respeitando o lugar da UPB, respeitando o lugar e o papel de cada prefeito individualmente”, afirmou o governador.  

CERIMÔNIA – A transmissão do cargo foi feita pelo antecessor, Zé Cocá, prefeito de Jequié, junto com o governador Jerônimo Rodrigues, que também entregou os diplomas de posse aos demais integrantes da diretoria. Os empossados assumem o biênio 2023/2024. 

Ainda segundo o novo presidente da UPB, esse é um momento diferente para a instituição, que construiu uma chapa única por aclamação. “Isso mostra que os prefeitos baianos estão unidos em um só desejo, que é o de fortalecer o municipalismo. Então nós teremos pautas importantes, que é a nova PEC 14, que trata da questão previdenciária, a redução do INSS patronal. Estou muito feliz, é um momento novo no país, de reconstrução junto com os municípios”, celebrou.    

A diretoria executiva é composta por sete prefeitos do estado e o conselho fiscal por 10 gestores municipais. Os integrantes da chapa são: o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, vice-presidente institucional; prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, vice-presidente administrativo; o prefeito de Itapicuru, José Moreira Neto, 1º secretário; o prefeito de Iuiu, Reinaldo Barbosa, 2º secretário; o prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Requião, 1º tesoureiro; e a prefeita de Taperoá, Christianne Mary Pereira Guimarães, 2ª tesoureira.  

O evento foi aberto com uma homenagem ao antigo presidente da UPB, Zé Cocá, com fotos de momentos importantes da sua gestão e histórias exitosas na presidência da instituição.  


COMPARTILHAR