Uma grande operação da Receita Federal, nomeada Piratas da Serra, apreendeu centenas de itens falsificados e resultantes de contrabando na manhã desta quinta-feira (7), em quatro lojas do centro de Vitória da Conquista.
Viaturas, agentes da Receita Federal da divisão de repressão ao contrabando participaram da ação. Até o final da manhã a Receita informou ter apreendido cerca de 80 volumes de mercadorias, totalizando um montante de mais de R$ 200 mil, entre calçados, vestuários e bonés. As informações foram passadas pelo chefe de Repressão da RF, Joselito Correia.,
Quatro lojas de Conquista foram alvo da operação de combate aos crimes de contrabando, descaminho e contrafação, este último relacionado à falsificação ou imitação ilegal de produtos de moda protegidos por marcas registradas, patentes ou designe. Envolve a produção e venda de itens que se passam por autênticos, mas são feitos sem autorização e, frequentemente, são de qualidade inferior.
Contrabando, por sua vez, é a entrada ou saída de produto proibido, ou que atente contra saúde ou moralidade. Já o descaminho é a entrada ou saída de produtos permitidos, mas sem passar pelos tramites burocráticos tributários devidos.
Segundo informações da Receita Federal essas empresas receptavam e vendiam produtos similares aos originais de marcas famosas no mercado.
O foco da operação foram brinquedos ilegais, dentre os quais muitos não tinham nota fiscal. Esses itens eram vendidos em lojas do centro da cidade.
De acordo com o delegado da Receita Federal, Arthur Leone, esses produtos são comercializados de maneira irregular, trazendo risco à saúde, pois são confeccionados em fábricas precárias e prejudicam a coleta regular de impostos.