O ano começou agitado para o WhatsApp. Depois das sete novidades anunciadas somente em janeiro, agora em fevereiro foi a vez de o aplicativo revelar a verificação em duas etapas. A função nova garante mais segurança para os celulares com Android, iPhones e dispositivos que rodam o Windows Phone.
O recurso é opcional e pode ser ativado em poucos passos, de forma simples. Embora o update tenha sido liberado, alguns usuários ainda não viram essa nova opção. Para acabar com suas dúvidas, entenda o que é a verificação em duas etapas e o que é preciso fazer para ativá-la.
WhatsApp: verificação em duas etapas chega para todos os usuários (Foto: Aline Batista/TechTudo)
O que é autenticação em duas etapas?
A autenticação em duas etapas é um novo recurso de segurança para o aplicativo. Esse processo é opcional e adicionará ainda mais proteção à sua conta. Ou seja, ativando essa opção, qualquer tentativa de verificação do seu WhatsApp será, necessariamente, acompanhada de um código de acesso de seis dígitos (criado pelo usuário, como se fosse uma senha numérica ou um PIN).
O WhatsApp vai liberar a autenticação em duas etapas em quais sistemas?
A autenticação em duas etapas estará disponível para celulares com Android, iOS e Windows Phone. Não há informações sobre outros sistemas, mas vale lembrar que aparelhos antigos perderam o suporte do WhatsApp.
Quando vou receber o update?
O update estará disponível na próxima atualização do aplicativo, mas, como esse recurso estava em fase de testes desde novembro, alguns usuários já podem ativar a proteção.
Como ativar a autenticação em duas etapas?
Para ativar a autenticação em duas etapas basta ir em Configurações »Conta » Verificação em duas etapas » Ativar.
Por que o WhatsApp pede meu email?
Quando o usuário decidir ativar a verificação em duas etapas, terá a opção de colocar um endereço de e-mail. Com esse e-mail, o WhatsApp poderá enviar um link para desativar a verificação caso a pessoa tenha esquecido o seu código de acesso e servirá, também, como uma proteção. O app recomenda que o usuário coloque um endereço de e-mail para que não corra nenhum risco de ficar sem acesso a sua conta.