A produção audiovisual da Uesb ganhou destaque na 6ª edição da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, realizada de 5 a 9 de julho, em Salvador. O curta-metragem “Mulher Vestida de Sol”, da professora da Uesb e cineasta Patrícia Moreira, foi o vencedor na categoria Melhor Animação.
Produzido e lançado em 2022, o filme conta a jornada de busca interior de Liah, trazendo as problemáticas do ser e existir por meio das suas experiências. A narrativa acessa memórias de outras vidas e dimensões, propõe o encontro com seres ancestrais e auxilia o reencontro com a própria consciência.
Para Moreira, estar na Mostra e ser premiada é extremamente gratificante. “É uma sensação indescritível saber que nosso trabalho está sendo reconhecido e valorizado em tantos lugares diferentes”, afirma. O curta competiu com produções lideradas por mulheres de diversos estados do Brasil. “É crucial valorizar o trabalho das mulheres cineastas em todos os aspectos da indústria, apoiando sua participação igualitária em todas as fases do processo criativo”, avalia a cineasta.
Produção do filme – “Mulher Vestida de Sol” é fruto de um Edital da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da Uesb, lançado para o 2º Festival Cultural da Instituição. O filme contou com direção, roteiro e produção de Patrícia Moreira, além da presença de estudantes do curso de Cinema e Audiovisual na equipe de execução do projeto.
“Juntos, buscamos criar uma animação experimental que explorasse diversas técnicas de animação em 2D, conectando conceitos filosóficos e de espiritualidade com a ideia de superação pessoal e quebra de paradigmas”, conta a cineasta. Segundo ela, a produção mesclou técnicas analógicas de pintura em aquarela e o uso de animações vetorizadas e rotoscopia. “Essa abordagem permite ao espectador mergulhar em uma jornada emocionante e reflexiva, enquanto acompanha a protagonista em sua jornada de autodescoberta”, conta.
Além da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, o filme recebeu prêmios no 16° Curta Taquary, em Pernambuco, e menção honrosa nos festivais internacionais Latino & Native American Film Festival e 2023 Student World Impact Film Festival. “Essa jornada tem sido verdadeiramente incrível e além das nossas expectativas iniciais”, finaliza Moreira.