Um vídeo mostra que o atirador mirou especificamente em Karlov. De acordo com a rede BBC, ele gritou “Não esqueça sobre Aleppo, não esqueça sobre a Síria” antes de usar a frase islâmica “Deus é grande”. Já o “Independent” diz que ele gritou: “Nós morremos em Aleppo, você morre aqui”.
A embaixada afirmou acreditar que este foi um ataque de radicais islâmicos. Segundo a “NTV”, três outras pessoas ficaram feridas. Já a unidade da rede CNN na Turquia afirma que os tiroteios continuaram no mesmo edifício por mais um tempo, mas logo cessaram.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, confirmou o episódio e disse estar em contato com autoridades turcas. O presidente Vladimir Putin faria uma reunião de emergência para debater o caso.
https://youtu.be/mhuki7Bs7rA
Karlov tem uma longa carreira como diplomata e já ocupou o cargo de embaixador na Coreia do Norte.
— Hoje em Ancara, como resultado de um ataque, o embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Gennadyevich Karlov, ficou ferido e morreu — disse a porta-voz. — Nós consideramos este um ataque terrorista.
O episódio acontece um dia antes de o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlüt Çavuşoğlu, viajar a Moscou para conversar com a Rússia e o Irã sobre a grave situalção na Síria e dias depois de protestos na Turquia contra o papel da Rússia na Síria.
Como habitual em recentes ataques terroristas no país, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, impôs um blecatue informativo no país. As atividades de redes sociais foram suspensas e redes de TV foram proibidas de veicular mais informações e imagens sobre o caso.
O Departamento de Estado dos EUA alertou para a segurança dos cidadãos americanos no local e condenou o ataque contra o embaixador: “Nós condenamos este ato de violência, seja qual for a sua fonte”.