VÍDEORREPORTAGEM | Vereador Cori rebate proposta de privatização dos serviços da Embasa

O vereador Professor Cori (PT) voltou a se manifestar sobre a proposta de privatização da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Vitória da Conquista, defendida pelo prefeito Herzem Gusmão (MDB), a exemplo do que ocorreu na participação do gestor municipal durante o 1º Fórum de Economia do Sudoeste da Bahia, que aconteceu em maio.

A síntese da fala do prefeito mostra que não se trata apenas da simples vontade em privatizar os serviços da Embasa, mas beneficiar um segmento previamente acordado com a Prefeitura, em negócio que movimentaria milhões de reais.

“Eu diria que não municipalizar, mas que a gente possa privatizar. Portanto nós estamos pensando e a GO Associados dará esse norte, inclusive admitimos até uma possibilidade de uma renovação com a EMBASA, desde que a EMBASA, segundo cálculos, ela teria que depositar em conta do Município mais de R$ 100 milhões para que ela possa continuar operando os serviços de abastecimento de água e esgoto em nossa cidade”.

– Herzem Gusmão, prefeito de Conquista 

Este mês o assunto voltou à baila, com uma série de ataques contra a Embasa, promovida por artigos no blog da família do prefeito. Em entrevista ao Sudoeste Digital, na manhã desta sexta-feira, 29, Cori manteve a sua defesa a favor da estatal, argumentando que, nas localidades onde a privatização ocorreu, os serviços de água e esgoto regrediram, prejudicando a população em geral, a exemplo de Itabuna, na Bahia e Manaus, capital do vasto estado do Amazonas.


COMPARTILHAR