VÍDEORREPORTAGEM – Câmara aprova moção de repúdio ao “Cana Café”; entenda o caso

As postagens mostrando um grupo de mulheres nuas, amarradas e suspensas por cordas, expostas como mercadorias, seguidas da frase: “estoquem a sua comida”, ainda repercutem em todo o estado. O conteúdo foi publicado domingo (27), no Instagram do Bar “Cana Café”, situado na Urbis V, zona oeste de Vitória da Conquista. A direção do bar ainda não se pronunciou sobre a repercussão do caso.
ENTENDA O CASO

Além de uma nota de repúdio da OAB e pedido de cassação do alvará do estabelecimento, com punição judicial dos responsáveis, um grupo de mulheres buscou apoio em diversas entidades para cobrar soluções imediatas. 
Como resposta, a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista votou e aprovou por 14 votos a favor e nenhum contra, uma moção de repúdio aos donos do bar. Também durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 30, a vereadora petista Viviane Sampaio (foto) repudiou a publicação do Cana Café, que fez apologia à cultura do estupro. 
VÍDEORREPORTAGEM 

         

“Mulher não é objeto, não é comida para ser estocada”, disse a vereadora. Ela apontou que é necessário que a população entre na campanha a fim de acabar com ações que possam ferir as mulheres. “Nós devemos também entrar nessa campanha contra a publicação desse bar de extremo mau gosto”, disse ela. “A sociedade ainda é muito machista”, lamentou Viviane.
A parlamentar ressaltou a necessidade de se repensar de forma séria a nossa visão sobre o papel da mulher na sociedade. “Mulher merece respeito. Machistas não passarão”, bradou ela.
Viviane Sampaio destacou dados que apontam para a grave situação de violência contra a mulher no Brasil:
•A cada 7 segundos uma mulher é vítima de violência física no Brasil;
•A cada 11 minutos uma mulher é estuprada no país;
•Em média, 10 estupros coletivos são notificados todos os dias no sistema de saúde do Brasil.

COMPARTILHAR