O empresário Flávio Henrique Lucas e a cirurgiã dentista Mara Kenia Dier foram presos pela Polícia Federal em Cuiabá, nesta quarta-feira (22), na Operação Escamotes, que investiga um esquema de tráfico de drogas e armas em Mato Grosso e outros estados.
Além deles, outras cinco pessoas foram presas. O grupo é acusado de enviar drogas e armas escondidas em fundos falsos de veículos alugados, tendo como destino diversas regiões no Brasil.
O casal foi preso em um edifício no Bosque da Saúde, na Capital. Imagens feitas em frente ao prédio, divulgadas pelo programa Cadeia Neles, da TV Vila Real (veja abaixo), mostram o momento em que o casal é detido e colocado na viatura pelos policiais.
No primeiro trecho é possível ver, de longe, Flávio Lucas, de camiseta azul, sendo levado até a viatura, aparentemente algemado.
Em outro trecho, toda de branco e filmada mais de perto, Mara Kenia entra no camburão sem algemas e é fechada lá dentro pelos policiais.
Além do casal, estão presos Kelvin Diego Minott Egues e Thiago de Oliveira.
Os quatro suspeitos passaram por uma audiência de custódia por volta das 17 horas de quarta-feira. Nela, o juiz Moacir Rogério Tortato atestou a regularidade das prisões e as manteve.
O esquema
Ao todo foram 13 mandados de busca e apreensão e 7 de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Estadual de Mato Grosso.
As ações foram cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande, Vitória da Conquista (BA) e Hidrolândia (GO).
As averiguações tiveram início em agosto de 2023, durante a prisão em flagrante de uma pessoa transportando cerca de 40 quilos de entorpecentes em um fundo falso de um veículo. As investigações foram aprofundadas, fazendo com que a polícia chegasse aos líderes do grupo criminoso.
Estima-se que o grupo tenha transportado toneladas de entorpecentes e diversas unidades de armas de fogo de uso permitido e restrito para outros estados da federação.
A operação Escamotes contou com aproximadamente 50 policiais federais e oito membros do Gaeco de Mato Grosso.
Veja o vídeo:
Fonte: Mídia News