UTILIDADE PÚBLICA | Como evitar acidente elétrico como o que matou Cezinha nesta quarta-feira

SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – A morte de César (imagem abaixo), na Avenida Itabuna, Bairro Alegria, em Vitória da Conquista, vítima de choque elétrico ao tentar manusear uma máquina de lavar, nesta quarta-feira (27), chama atenção para o uso correto do equipamento, com o objetivo de prevenir ocorrências similares.

“É muito mais a questão de comportamento. Dos eletrodomésticos, a lavadora de roupas é a que menos tem acidentes”, explica um especialista nesse tipo de equipamentos. Ele acrescenta que é fundamental a boa ligação entre o equipamento e a rede elétrica da residência.

Máquinas mais novas têm mecanismos que previnem os acidentes, como a interrupção de funcionamento ao abrir a tampa. “A tomada já vem com aterramento, vem com a instalação para fazer. Existe um isolamento entre os componentes elétricos e a parte metálica, muitas são de plástico, que ajudam a isolar. Os próprios botões também são isolados”, completa.

Ele também diz que a maior parte dos acidentes com máquinas de lavar acontecem em equipamentos mais antigos e diante de manuseio inadequado. “O ideal é, em hipótese nenhuma, colocar mão dentro da máquina, principalmente com água, que é um condutor excelente de eletricidade”, finaliza.

Em caso de choques, é preciso desligar a rede elétrica no disjuntor. Redes mais preparadas têm desligamento automático em caso de sobrecargas. É preciso também acionar os Bombeiros pelo 193 ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no 192.

O caso desta quarta-feira teve como vítima um homem identificado por César, mais conhecido como “Cezinha. Moradores da localidade afirmam que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ele não resistiu e morreu ainda no local.

A Polícia Civil foi acionada. Segundo a corporação, em nota, foi aberto um inquérito para investigar a morte da mulher. “As investigações foram iniciadas e seguem até o esclarecimento do caso”, disse a polícia.

Morador do Bairro Kadija, César era empreendedor individual e conhecido por realizar serviços em tanquinhos e máquinas de lavar. Ele estaria realizando um serviço dessa natureza no Bairro Alegria no momento do acidente. César trabalhava tanto em sua loja quanto atendendo clientes em domicílio.


COMPARTILHAR