URGENTE | Promotora de Justiça recomenda que Prefeitura e Câmara Municipal de Iguaí suspendam lives com dinheiro público em tempos de crise

IGUAÍ: PREFEITO DECRETA FERIADO MUNICIPAL E PONTO FACULTATIVO NOS ...

SUDOESTE DIGITAL (Conteúdo) – A promotora de Justiça substituta de Iguaí, Solange Anatólio, recomendou que Prefeitura e Câmara Municipal de Iguaí suspendam lives com dinheiro público em tempos de crise, abstendo-se imediatamente de efetuar ou dar continuidade a contratação de artistas e de empresas para a realização de apresentações ao vivo.

ACESSE A ÍNTEGRA DA RECOMENDAÇÃO. CLIQUE AQUI.

A recomendação faz referência à live “Artistas da Terra”, prevista para o próximo dia 27, por meio de plataformas virtuais. A promotora não vê motivos para investimentos da Prefeitura e da Câmara, utilizando recursos públicos, em lives.

“O fornecimento de conteúdo de entretenimento remoto é feito regularmente por canais de televisão aberta e fechada, plataformas de compartilhamento de vídeos e diversas redes sociais, mídias essas às quais os munícipes têm amplo acesso, não se tratando, portanto, de bem público escasso ou de difícil acesso, que demande a intervenção provedora do Poder Público.

“O beneficiamento da categoria artística, embora se trate de atividade de inegável relevância social, acaba por privilegiar esse segmento profissional em detrimento de tantas outras categorias sociais, de pessoas empregadas ou desempregadas, igualmente necessitadas de amparo financeiro governamental”, continua a promotora.
O Ministério Público estadual (MPe) requer urgência na suspensão do evento, concedendo prazo de 24 horas para que o Poder Público informe, por meio de correspondência eletrônica, se foram tomadas as providências cabíveis, sob pena de ato de improbidade administrativa.

A recomendação considera, ainda, que a “eventual vinculação dos nomes e/ou imagens de agentes públicos às apresentações configura ofensa ao princípio da impessoalidade administrativa, previsto no art. 37, caput, da Constituição Federal”. Nem a Prefeitura, nem a Câmara se manifestou sobre a recomendação.

O município de Iguaí, por meio do Decreto 008/2020, declarou situação de emergência municipal com o objetivo de prevenção e enfrentamento à Covid-19. O boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira, 24, na rede social facebook do município de Iguaí, informa o registro de 4 óbitos e 172 casos laboratorialmente comprovados e confirmados da doença.

COMPARTILHAR