TV Bahia/Globo confirma mudanças; Camila Marinho sai do BATV e Sodake assume

Jéssica Senra, Camila Marinho, Silvana Freire e Fernando Sodake: os protagonistas das mudanças na TV Bahia/Globo

Depois de Jéssica Senra confirmar sua contratação, a TV Bahia confirmou suas mudanças na linha de frente de seus telejornais e outras internas, além de deixar claro que terá mais tempo de programação local.
Como já era sabido, em maio, Jéssica Senra assume o comando do Bahia Meio Dia, jornal exibido no meio dia pela emissora. Para sua chegada, algumas mudanças fortes também serão implementadas.
Um novo projeto será implementado e comandado por Camila Marinho, âncora do BATV, que deixará o jornalístico diário. Em seu lugar, fica Fernando Sodake, que apresenta atualmente o Bahia Meio Dia.
Colega de bancada de Sodake no Bahia Meio Dia, Silvana freire, passará a produzir conteúdos especiais para os programas da emissora também a partir de maio, como séries de reportagens. Já no Jornal da Manhã, Ricardo Ismahel continua em sua apresentação, mas sozinho, sem nenhuma companhia.
Nos bastidores, também acontecem mudanças. A editora do Bahia Meio Dia, Daniela Silva, segue para trabalhar em um segundo novo projeto que ainda não tem data de estreia, mas que já está sendo preparado pelo canal. Ou seja, a TV Bahia/Globo irá aumentar suas horas locais nos próximos meses.
Para o lugar que foi deixado vago por Daniela Silva, está chegando Cláudia Bonatte, editora-executiva do BATV, que agora vai se somar à equipe do Bahia Meio Dia na mesma posição que ocupava à noite.
Além disso, diretamente do Rio Grande do Sul, virá o novo editor-chefe do Bahia Meio Dia, Gustavo Schwabe, que atualmente é editor-chefe na RBSTV, afiliada da Globo em Porto Alegre.
No mesmo tempo em que confirma as mudanças, a TV Bahia/Globo também comemora seus números. Segundo o canal, no primeiro trimestre de 2018, das 6h às 0h, a afiliada da Globo liderou com 14,8 pontos de média contra 9,8 da RecordTV Itapoan.
Além disso, a emissora também celebra a liderança na faixa das 7h às 18h, algo que a Record comemorou recentemente. Segundo a TV Bahia, foram 10,5 pontos contra 9,9 da RecordTV Itapoan.
A audiência foi celebrada por Eurico Meira, novo diretor de jornalismo da TV Bahia/Globo. Ele diz que o resultado anima a todos para continuar o processo de reformulação da programação local.
“Vivemos um momento muito especial, e por isso, essa vitória nos anima para manter o processo de transformação da programação local. Os números só comprovam aquilo que já sabemos: a TV Bahia tem a confiança e a credibilidade de quem está ao lado do telespectador desde quanto ele acorda, até quando vai dormir”, comemora o executivo.

Eurico também falou das mudanças e do aumento de tempo local da emissora a partir daqui. “Anunciamos as mudanças exatamente num momento que comemoramos a liderança em audiência no primeiro trimestre. Isso mostra que bons resultados são a consequência do engajamento de todos e da nossa convicção de oferecermos conteúdo de qualidade e alinhado com o que a Bahia tem de melhor a mostrar: os baianos”, finaliza ele.

BA: Novo Bahia no Ar com Jéssica Smetak na Record estreia na liderança, mas precisa de evoluções

Jéssica Smetak na estreia do novo Bahia no Ar na RecordTV Itapoan (Divulgação)
Depois de muita divulgação, alguma pompa e pequenas reformas no cenário, o novo Bahia no Ar estreou na última segunda-feira (16) na RecordTVItapoan, com a apresentação de Jéssica Smetak, ex-âncora da TV Bahia/Globo.
A expectativa era imensa, por dois motivos notórios. O primeiro é que o Bahia no Ar se tornou uma coqueluche por causa de sua, agora, antiga apresentadora. Jéssica Senra, que deve ser anunciada logo menos pela TV Bahia/Globo, imprimiu um modus operandi ao jornal que impressiona até hoje.
O segundo é justamente pela audiência. O Bahia no Ar é líder de Ibope na média mensal desde janeiro de 2016, mantendo isto mesmo com sua interina, Laís Cavalcante, apresentando nos últimos quarenta dias.
Pelo menos na audiência, a vitória se manteve. Segundo dados prévios, obtidos pelo Observatório da Televisão, o novo Bahia no Ar estreou na liderança de audiência, com 10,5 pontos de média e picos de 13.
No mesmo horário, a TV Bahia/Globo marcou 10,3 pontos. Foi uma vitória apertada, claro, mas para um primeiro dia de um jornal praticamente novo, está excelente. Nesse quesito, o jornal fez o dever de casa bem feito.
Podemos dividir a estreia de Smetak em dois pontos. Na primeira metade, até por volta das 7h55, a apresentadora parecia bem nervosa, tensa e preocupada algumas vezes, algo muito normal para o primeiro dia. Mas perceptível para quem via no ar.
Além disso, o jornal teve pequenos vácuos de silêncio, alguns até de cinco segundos. É estreia, portanto, isso tudo pode e deve ser relevado. Mas se acontecer de forma recorrente, será preocupante.
O melhor momento de Smetak foi quando precisou dar opiniões mais longas. Ela se saiu muito bem quando teve de falar dos vândalos que roubam vasos de lixo em Salvador, mostrando que pode evoluir e que este é o caminho.
Dois momentos no jornal merecem ser elogiados. Em primeiro lugar, a entrevista com o governador Rui Costa (PT). Smetak mostrou-se completamente à vontade e tranquila. Foi justamente nesse momento em que o jornal se dividiu.
Após a entrevista, Smetak ficou mais solta, mais leve e manteve o bom entrosamento do quadro Esporte no Ar, juntamente com Pedro Sento Sé, seu antigo colega de faculdade, como eles revelaram. O quadro tinha uma ótima cara com Sé e Senra, e pelo visto, isto será mantido com Sé e Smetak.
O ponto negativo foram os erros de corte de câmera. Até pela falta de entrosamento, Smetak errou mais de seis vezes a câmera que deveria olhar durante o jornal. Mas é um detalhe que pode, como disse, ser corrigido com mais tempo no ar.
Certamente, daqui para frente, Smetak evoluirá. Mostrou pontos bem positivos e que pode evoluir com o decorrer do tempo. A primeira impressão foi boa, mas com ressalvas. Passou no teste da estreia, e agora, é evoluir para chegar num norte que todos querem.
Os dados de audiência colocados nesta matéria são prévios e podem sofrer alterações no consolidado, divulgado no fim de tarde desta terça-feira (17). Os números são da Grande Salvador.


COMPARTILHAR