TRANSPORTE PIRATA | PLANO MUNICIPAL DE TRANSPORTES SUGERE AÇÕES CONTRA CLANDESTINOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Imagem relacionada
SUDOESTE DIGITAL (CONTEÚDO PRÓPRIO) – Apesar de inúmeras recomendações do Ministério Público estadual, por meio da promotora Lucimeire Carvalho e de determinações judiciais, por meio do juiz Leonardo Maciel para que a Prefeitura combatesse o transporte clandestino de passageiros, somente ações pontuais e isoladas foram feitas.

Nada que incomodasse os mais de 600 veículos irregulares, entre vans, carros de passeios e aplicativos. Nem mesmo a constatação efetiva de um estudo técnico, encomendado pela Prefeitura ao custo de R$30 mil – e que detectou irregularidades, como veículo clonados e com restrição de furto e/ou roubo – despertou ações da Secretaria de Mobilidade urbana (Semob).

Somente depois que o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 13.855, aprovada pelo Congresso Nacional, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que dispõe sobre transporte escolar e transporte remunerado não licenciado, é que a Prefeitura decidiu tentar mostrar serviço. A Lei decorre da aprovação de Projeto de Lei aprovado na Câmara em 2017, e que em junho foi aprovado no Senado. (LEIA AQUI)

Os novos passos na tentativa de se combater o transporte pirata foram anunciados pela Prefeitura. Em nota, o município destacou que “o Plano Municipal de Transportes está muito perto de se tornar uma realidade”.


O prefeito Herzem Gusmão (3º à esq.) e membros do Governo Municipal se reuniram para conhecer os resultados do estudo
Imagem: Secom/Divulgação

O QUE DIZ A PREFEITURA

Na tarde dessa quarta-feira (24), a Prefeitura de Vitória da Conquista recebeu o primeiro relatório da pesquisa que permitirá a elaboração do documento. Para isso, representantes da Via 11 Engenharia, empresa responsável pelo estudo, estiveram no Gabinete Civil da Prefeitura da Zona Oeste (PZO) apresentando seus resultados.

Na ocasião, foi exposto um diagnóstico completo do sistema de transporte coletivo urbano em Vitória da Conquista. O relatório apontou detalhes relacionados às linhas, número de passageiros, frequência dos veículos, dentre outros. Dessa forma, foi possível observar algumas situações de desequilíbrio entre demanda de passageiros e oferta de linhas, por exemplo, que poderão ser corrigidas.

“Agora, nós sabemos qual a necessidade de Conquista. Temos linhas com pouquíssimos ônibus, e aí esses ônibus existentes não atendem à demanda e surge o transporte clandestino. Então, agora, nós podemos trabalhar para promover uma redistribuição dessas linhas, fortalecer e melhorar o sistema de transporte, para que as pessoas não fiquem tanto tempo esperando ônibus”, afirma o prefeito Herzem Gusmão. Ainda de acordo com ele, finalmente será possível para o Governo Municipal fazer uma gestão eficiente do transporte coletivo.

O consultor da Via 11 Engenharia, Antônio Carlos Marchezetti, explica o método utilizado na pesquisa: “Esse estudo de transporte, na verdade, foi uma modelagem de transporte com um software canadense, que demonstra exatamente como está o sistema de transporte e nos oportuniza a desenhar melhorias para o sistema.” E completa: “É uma visão moderna, utilizada nas principais cidades do mundo para modernizar as redes de transporte, tecnologia de última geração. Ele trabalha com base no que os usuários precisam e na demanda real, então ele tira a teoria do achismo, que parece que sempre foi utilizada aqui.”

O estudo foi encomendado pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc). “Isso vai fazer com que a gente possa dimensionar para dar um melhor atendimento a nossa população”, justifica o presidente, Péricles Nascimento. “Acho que Vitória da Conquista, com isso, passa a ter uma condição de preparo melhor até para uma futura empresa que possa substituir essa condição emergencial que a Prefeitura se encontra”, conclui.

Plano de Circulação Viária – Além dos estudos para a elaboração do Plano Municipal de Transporte, a Via 11 Engenharia entregou, no fim do mês de junho, o relatório que aponta os caminhos para a criação do Plano de Circulação Viária. A pesquisa apontou as principais necessidades atuais da mobilidade urbana de Vitória da Conquista, com detalhamentos sobre vias públicas, sinalização e trânsito. Esses resultados também serão utilizados para promover um planejamento urbano eficaz, atendendo às reais necessidades do município. | Com informações da Secom/PMVC


COMPARTILHAR