Prefeito nomeou um secretário para cuidar do trânsito e do transporte, mas delegou, informalmente, ao secretário de Serviços Públicos o papel de executar a gestão prática da Mobilidade Urbana.
A despeito de ser José Antonio Jesus Vieira o secretário de Mobilidade Urbana, é a Secretaria de Serviços Públicos, cujo titular é Esmeraldino Correia, o setor que vem executando as atribuições que, segundo a lei, seriam da secretaria de José Antonio. Esmeraldino vem comandando modificações no trânsito, reorientando o tráfego de ruas e avenidas da cidade, por exemplo. Até a Coordenação de Trânsito, da estrutura da Semob, está sob a subordinação do secretário de Serviços Públicos.
É um claro episódio de confusão de papéis e superposição de função, provavelmente decorrentes de aconselhamento equivocado da assessoria do prefeito. Mais um ponto a ser revisto – ou pelo menos explicado – pelo novo governo.
O decreto 17.427, de 1º de janeiro, que nomeia o engenheiro José Antonio Jesus Vieira para a Secretaria de Infraestrutura Urbana, também o nomeia para responder, cumulativamente e sem acréscimo de remuneração, pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). No Diário Oficial do Município desta quarta-feira (1) um novo decreto, este de número 17.586, designa José Antonio Autoridade de Trânsito do Município, conforme Resolução CONATRAN nº 106/1999 e considerando as leis municipais 987/1999 (que dispõe sobre o Sistema de Trânsito do Município de Vitória da Conquista) e 1.872/2013 (que define as competências previstas para a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana).
São atribuições da Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Coordenação de Trânsito, segundo a lei 1.872/2013, que criou a secretaria: 1. Planejar, organizar, regulamentar, especificar, medir e fiscalizar as condições de tráfego em todas as artérias incluídas no território do Município, compreendidas como canais de circulação de tráfego; 2. Estabelecer áreas e condições de circulação especial, definindo restrições e inclusões de diferentes modos de transporte, a partir de estudos especializados e verificação das necessidades; 3. Planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas; 4. Analisar e aprovar a implantação de polos geradores de tráfego, mediante a realização de estudos técnicos de avaliação de impacto dos volumes de fluxos geradores no trânsito e transporte locais e 5. Planejar, projetar e executar obras de infraestrutura viária e de paisagismo.
Ocorre que, a despeito de ser José Antonio o secretário de Mobilidade Urbana, é a Secretaria de Serviços Públicos, cujo titular é Esmeraldino Correia, o setor que vem executando as atribuições que, segundo a lei, seriam da secretaria de José Antonio. Esmeraldino vem comandando modificações no trânsito, reorientando o tráfego de ruas e avenidas da cidade, por exemplo. Até a Coordenação de Trânsito, da estrutura da Semob, está sob a subordinação do secretário de Serviços Públicos. A Coordenação de Trânsito (chamada de Simtrans) é responsável pela regulação, orientação de fiscalização, autuação e cobrança das multas decorrentes da sua atuação.
É um claro episódio de confusão de papéis e superposição de função, provavelmente decorrentes de aconselhamento equivocado da assessoria do prefeito, que teria sido levado a nomeado um secretário para cuidar do trânsito e do transporte, designando-o, também, Autoridade de Trânsito do Município, no caso, José Antonio Vieira, mas delegou, informalmente, conforme se constata com a leitura do Diário Oficial, ao secretário de Serviços Públicos o papel de executar a gestão prática da Mobilidade Urbana, com intervenções no trânsito e modificações de tráfego em várias artérias da cidade.
Mais um ponto a ser revisto – ou pelo menos explicado – pelo novo governo.
Extraído do Blog Transitar