TRAGÉDIA | Saiba quem são as 20 vítimas fatais das chuvas na Bahia; Ao todo, a Bahia tem 31.405 desabrigados por conta das chuvas e 31.391 desalojados

Vinte pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas registradas na Bahia. As mortes foram registradas em: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (1), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).

Saiba quem são as vítimas das chuvas na Bahia — Foto: Arte g1

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) do estado, mais de 470 mil pessoas foram afetadas pelos temporais no estado. Ao todo, a Bahia tem 31.405 desabrigados por conta das chuvas e 31.391 desalojados. O total de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência.

Veja abaixo quem são as vítimas identificadas:

Ana Cacília e Cícero Neto morreram soterrados em Itamaraju — Foto: Reprodução / TV Bahia

Ediel, Ana Cecília e Cícero Neto

Ediel, de 26 anos, e os sobrinhos dele, Ana Cecília, de 9 anos, e o irmão dela, Cícero Neto, de 4, morreram soterrados após um barranco deslizar e atingir a casa deles, durante a forte chuva que atingiu a cidade de Itamaraju, que fica na região sul da Bahia, no dia 8 de dezembro.

Os pais de Ana Cecília, o filho mais velho do casal e a avó dos meninos foram resgatados com vida.

Elita Pereira e Eliana Pereira

No dia 12 de dezembro, Elita Pereira, de 80 anos, e a filha Eliana Pereira, de 40, foram encontradas mortas, depois que a casa onde elas estavam foi soterrada, na zona rural de Amargosa, no Recôncavo baiano.

Após quinze dias, bombeiros seguem à procura do marido da idosa e pai de Eliana. O homem identificado como Gildásio Ribeiro, de 89 anos, também estava no imóvel no momento do soterramento.

Leandro de Jesus morreu após ser levado pela correnteza em Macarani — Foto: Arquivo Pessoal

Leandro de Jesus

Leandro de Jesus morreu na cidade de Macarani, no sudoeste da Bahia, após andar em uma das pontes que ficaram destruída. Ele se desequilibrou, caiu e foi levado pela correnteza.

Corpo é encontrado por pescadores em mar na cidade de Prado — Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

Edilázio Silva do Carmo

O corpo do pescador de pescador de 40 anos foi encontrado por pescadores em 11 de dezembro, em Corumbau, na cidade de Prado, no sul da Bahia.

Segundo informações da Prefeitura de Prado, Edilazio Silva do Carmo, conhecido como Lázaro, foi estava desaparecido desde o dia 6 de dezembro, quando saiu para pescar, na Praia do Povoado.

Idoso ficou desaparecido após canoa virar em rio no extremo sul da Bahia — Foto: Arquivo Pessoal

Antônio Tovi dos Santos

Antônio Tovi dos Santos, 69 anos, desapareceu após a canoa em que ele estava virar no rio Jucuruçu, no extremo sul da Bahia. O caso aconteceu no dia 8 de dezembro.

Ele morava em um sítio que fica entre Nova Alegria, distrito de Itamaraju, e Jucuruçu, mas para se deslocar do local, precisava atravessar o rio.

O idoso tinha um carro que fica guardado do outro lado do rio. Como a subida do nível da água, que passou a se aproximar do veículo, ele tentou atravessar o rio para chegar até o carro, mas no meio do caminho, a canoa bateu em um tronco de árvore e virou. O corpo do pescador foi encontrado no dia 13.

Olivan Alves Mota

O dono de balsa Olivan Alves Mota, de 60 anos, se afogou, foi arrastado pela correnteza e atingido por um cabo de aço, da embarcação, após o objeto se soltar. O caso aconteceu em 26 de dezembro, no Rio das Contas, em Aureliano Leal, no sul do estado.

Felipe Duarte Garcia

Felipe Duarte Garcia, de 21 anos, estava sendo procurado desde o dia 26 de dezembro, em Itabuna, quando desapareceu com a enxurrada. O corpo do jovem foi encontrado às margens do Rio Cachoeira, na região que passa pelo bairro Urbis IV.

Segundo moradores, Felipe foi carregado pela correnteza, enquanto passava pela BR-415. O jovem era morador do bairro Jorge Amado.

Maria das Neves Souza dos Santos

Maria das Neves Souza dos Santos, de 33 anos, era moradora da Vila da Paz, que é uma região ribeirinha entre a BR-415 e o Cachoeira, na saída de Itabuna para Ilhéus. A vítima estava em casa, no banheiro, quando a estrutura desabou sobre ela na madrugada do dia 26 de dezembro.

* A reportagem tenta as identificações das outras vítimas que morreram em decorrência das chuvas.


COMPARTILHAR