TRAGÉDIA | Explosão em padaria de Tanhaçu liga alerta para os riscos com botijão de gás

SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – Um problema com o botijão de gás é apontado como principal causa da explosão de uma padaria localizada na cidade de Tanhaçu, localizada próximo ao município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, que ocorreu nessa quinta-feira, 26.

A explosão resultou na morte de quatro pessoas, entre elas uma criança de cinco anos. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), as vítimas foram encontradas pelos bombeiros militares do 7°GBM nos destroços do imóvel que explodiu. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para identificação e demais procedimentos legais.

Mas afinal de contas, um botijão de gás pode explodir ou não? Isso é real ou mito? Descubra abaixo!

O que realmente ocorre com o botijão de gás

Primeiro, vamos entender qual é o caminho que o GLP faz até chegar na sua casa. Dentro do botijão, o gás se encontra em estado líquido. Logo que entra em contato com o ar, passa ao estado gasoso e se transforma em um gás inflamável.
Essa característica é o que permite que o GLP vire a chama do seu fogão para o preparo de alimentos, aquecimento da água, entre outros.

Nas condições normais, quando não há vazamentos, o seu gás produz fogo de forma segura.

Mas se houver um vazamento em um ambiente fechado – como na sua cozinha, por exemplo – o gás se espalha por todo ambiente e apenas uma pequena faísca pode causar incêndios, ou até mesmo explosões.

Já o botijão em que o gás fica, é completamente seguro e não explode, a não ser que seja submetido a temperaturas extremamente altas.

Por exemplo, se houver um incêndio por conta de um vazamento, a temperatura vai subir muito, a pressão interna do botijão aumenta, então pode ser que ocorra uma explosão por conta do derretimento do material.

“Neste momento de dor e consternação nos sensibilizamos com a população da nossa cidade e com os familiares das vítimas. Diante da tragédia, colocamos nossas equipes para total assistência ao ocorrido. Prestamos solidariedade às famílias e amigos das vítimas”, lamentou a prefeitura de Tanhaçu.

RELEMBRE – Quatro pessoas morreram após uma explosão destruir um sobrado na cidade de Tanhaçu, no Sudoeste do estado. A explosão aconteceu por volta das 5h30 desta quinta-feira (26). O corpo da quarta pessoa foi encontrado no início da tarde. A Prefeitura decretou luto oficial diante da tragédia que abalou a região.

 

Imagem ilustrativa da imagem Quatro pessoas morrem após explosão em padaria em Tanhaçu

 

COMO FOI – A explosão de um botijão de gás, na madrugada desta quinta-feira (26), deixou três pessoas de uma mesma família mortas na cidade de Tanhaçu, próxima a Vitória da Conquista. Outro homem, que trabalhava com a família, também morreu na tragédia, que deixou o imóvel completamente destruído.

Os três primeiros corpos encontrados foram o do casal Vanda e Adriano e da filha deles Letícia. O padeiro Bruno também estava no local no momento da tragédia e foi localizado no final da manhã.

O Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista atendeu a ocorrência. O Samu 192 também foi acionado para prestar socorro. O trabalho de busca pelos corpos se estendeu desde os primeiros momentos. Como restou apenas destroços do imóvel, a busca e resgate dos corpos foi dificultado, porém concluída.

A avaliação das circunstâncias do acidente será feita pela equipe do Corpo de Bombeiros assim que os corpos forem removidos. As vítimas serão encaminhadas ao IML de Vitória da Conquista.

NOTA DOS BOMBEIROS

Bombeiros militares do 7° GBM, em Vitória da Conquista já localizaram, na manhã desta quinta-feira (26) quatro corpos nos destroços de um imóvel que explodiu no município de Tanhaçu, interior da Bahia. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para identificação e demais procedimentos legais. A causa da explosão ainda é desconhecida. Os bombeiros foram acionados por volta das 5h30 desta quinta-feira. Três viaturas permanecem no local.


COMPARTILHAR