TRAGÉDIA ANUNCIADA | Grave acidente na rotatória do aeroporto reabre discussão sobre urgência de viaduto no local

Não estávamos brincando de teoria conspiratória quando escrevemos, há mais de dois anos, que o novo aeroporto de Vitória da Conquista só deveria ser inaugurado em 2020 ou até em 2024.

É que, a despeito da conclusão no sítio aeroportuário, havia a premente necessidade de um viaduto sobre a BR-116 para dar mais fluidez e segurança ao trânsito.

Preferiram ignorar vidas e, numa feroz disputa sobre a paternidade da obra, tocaram a inauguração açodadamente, sob aplausos diversos, em meio a troca de acusações em palanques eleitoreiros. Eis que agora a realidade cobrou a conta, num lamentável acidente na rotatória, nesse final de semana, registrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). LEIA ABAIXO

Madeireira Sudoeste

A quem agora atribuir a culpa a esse “filho sem pai”, já que ninguém quer assumir a responsabilidade sobre a falta de viaduto. Aos governos federal e estadual, que disputam a obra; à concessionária ViaBahia, que ignorou a necessidade da passagem elevada ou ao Ministério Público Federal (MPF), a quem faltou pulso para embargar a obra até que o viaduto fosse entregue?

Muitas foram as vozes que fizeram coro ao nosso editorial, a exemplo do empresário Ivan Cordeiro, ex-secretário de Mobilidade Urbana de Conquista. Em 14 de fevereiro deste ano, quando ainda era titular da pasta municipal, Cordeiro disse em entrevista ao Bahia Notícias que havia sugerido ao governo Rui Costa a implantação do viaduto, em vez da rotatória.

LEIA ÍNTEGRA DA ENTREVISTA

Conquista: Secretário quer que Rui desista de rotatória perto de novo aeroportoO secretário de mobilidade urbana de Vitória da Conquista, no sudoeste, Ivan Cordeiro, encampa um protesto para cancelar a construção de uma rotatória, perto do novo aeroporto da cidade. Segundo Cordeiro, a obra, apesar de ter recursos federais, foi anunciada pelo governador Rui Costa, em discurso na semana passada. Para o secretário, a obra trará mais riscos para quem trafegar no local.


 “Ali tem o fluxo intenso de caminhões na BR-116. Imagine quem precisar sair ao aeroporto e ter de parar para depois entrar na via. É muito risco”, disse ao Bahia Notícias. Ivan Cordeiro afirmou que o mais acertado seria um viaduto. “Porque assim não precisaria parar. O trânsito seguiria fluindo sem interrupções para todos os veículos. O risco seria reduzido”, discorreu.  


 O secretário, que está na pasta há pouco mais de um ano, declarou que outras rotatórias da cidade também registram muitos acidentes e espera que Rui não mantenha o que chamou de “provisória” a ideia da construção da rotatória.


Logo após o acidente, Cordeiro voltou a criticar a rotatória, escrevendo sobre o assunto em suas redes sociais:




TRAGÉDIA ANUNCIADA – Grave acidente na Rotária da Aeroporto de Vitória da Conquista. Governador Rui Costa (PT) foi inconsequente e irresponsável ao não construir o viaduto no acesso ao aeroporto. Lembro que um deputado petista afirmou que a rotatória era um arranjo arquitetônico, ou seja, uma verdadeira gambiarra que agora está colocando a vida de pessoas em risco! #Rotatória #Aeroporto #RuiCosta #Inconsequente #Irresponsável #Gambiarra #ArranjoArquitetônico




NOTA DA PRF SOBRE O ACIDENTE


01/09- Domingo



Acidente tipo colisão transversal no Km 833, 0, Trevo do aeroporto, às 19h50. Um Land Rover (placa de Vitória da Coquista) cruzava a pista quando colidiu transversalmente com uma carreta (placa do Paraná) que seguia sentido Sul. Do acidente resultou uma vítima com lesões leves, condutora do automóvel L. T. R. R, 22 anos encaminhada ao Hospital Samur em Vitória da Conquista. Causa: Falta de atenção.


COMPARTILHAR