TRADIÇÃO | Cova do Pedro: Zé Raimundo se junta a peregrinos e fiéis na romaria ao santuário de Ribeirão do Largo

Fotos: Vinícius Brito

Mais uma vez o deputado estadual Zé Raimundo (PT) participou, nesta última quinta-feira (29), da festividade religiosa tradicionalmente realizada no município de Ribeirão do Largo, conhecida como romaria à Cova de Pedro. Milhares de devotos visitam o santuário todos os anos nesta data, e fazem orações, numa manifestação de fé.

O deputado esteve ao lado do prefeito Rebinha e de lideranças políticas da cidade e região, ao acompanhar a peregrinação à sepultura do vaqueiro Pedro, que morreu em condições de grande atrocidade e se transformou em santo popular, milagreiro, sendo todo ano homenageado pelos fiéis de toda a região.

Inauguração do Cras

Na oportunidade dos festejos, Zé Raimundo participou da inauguração das novas instalações da unidade do CRAS-Centro de Referência de Assistência Social, no município. A unidade é responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social, nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

A história do santo vaqueiro

Reza a lenda que o vaqueiro Pedro Afonso do Nascimento morreu em 1925, assassinado a mando de um fazendeiro, após um suposto episódio de traição conjugal. Amarrado e arrastado por um cavalo, o vaqueiro foi obrigado a cavar a própria cova, mas mesmo tendo recebido pauladas e facadas, permaneceu vivo.

Os dois criminosos que receberam a missão de eliminar Pedro tentaram atirar, porém a arma não disparou. O vaqueiro disse aos algozes que só morreria com um golpe da própria faca e entregou o objeto a um deles para a consumação do homicídio. A violência com que o crime foi perpetrado, aliado ao sofrimento da vítima e seus supostos poderes sobrenaturais, alimentaram a lenda, que até hoje atrai milhares de pessoas ao local.

GALERIA DE IMAGENS:


COMPARTILHAR