O Voilà AI Artist, aplicativo que transforma foto em caricatura, tem chamado a atenção do público durante as últimas semanas. Segundo análise dos termos de privacidade do app, feita pela empresa de cibersegurança Kaspersky nesta terça-feira (8), uma cláusula do Voilà afirma que as fotos utilizadas no aplicativo se tornam propriedade da empresa, o que levanta debates sobre segurança.
Contudo, a empresa considera que o aplicativo Voilà é confiável porque o app tem monetização própria e não apresenta comportamento malicioso.
O editor de caricaturas Voilà AI Artist caiu nas graças da Internet recentemente: o Google Trends, plataforma que avalia as tendências de busca na web, revela que pesquisas sobre o app cresceram mais de 5000% nesta semana.
Com o crescimento repentino do aplicativo de desenho, questionamentos sobre segurança e privacidade de dados de reconhecimento facial dos usuários ficaram em evidência. Procurado pelo TechTudo, Voilà AI Artist não se pronunciou. Esta matéria será atualizada caso nos retornem.
Os pesquisadores da Kaspersky indicam que essa cláusula dos termos de privacidade suscita questionamentos sobre os possíveis usos dessas imagens enquanto “propriedade” da desenvolvedora do app. Apesar disso, os especialistas afirmaram que, como o Voilà exibe muitas propagandas e tem modelo de monetização, é provável que o interesse comercial — ou seja, a venda de fotos dos usuários — não seja principal objetivo do aplicativo. | Por TechTudo.