Sandro Alves de Oliveira, morador de Alagoa Nova, no Agreste da Paraíba, é conhecido na cidade como “Sandro das antenas” ou “da moto movida a água”. Ele é o responsável pela criação de um sistema que faz a motocicleta dele funcionar com água, utilizando um reator de alumínio para transformar as moléculas de hidrogênio em combustível. A invenção veio após a greve dos caminhoneiros quando a escassez de gasolina e o alto preço do combustível o motivaram a buscar alternativas.
“Com a falta de gasolina naquele tempo e com o alto preço do combustível, decidi criar esse sistema com água para economizar”, disse Sandro ao G1, sobre a inspiração para o projeto. Ele conta que a moto consegue rodar até 1.000 km com apenas 1 litro de água.
Apesar dos riscos envolvendo o processo, Sandro afirma que desenvolveu o projeto com segurança. “Não é perigoso quando a gente sabe exatamente a quantidade de produto que precisa ser colocado junto com a água, eu fiz direitinho e deu certo”, explicou.
Antes de se tornar conhecido por suas invenções, Sandro trabalhou criando antenas para TV, atividade que exerce até hoje. Ele também aprendeu sozinho a consertar eletrodomésticos e eletrônicos e passou a ser procurado pelos moradores da cidade para esse tipo de serviço.
Genaldo Gonçalves, morador recente da cidade, comentou sobre as invenções de Sandro: “Eu ouvi falar do Sandro e das invenções dele, e o que impressiona é por ele não ter estudo e desenvolver tão bem esse trabalho com eletrônicos. As pessoas da cidade procuram consertar os aparelhos eletrônicos com ele, porque ele é muito inteligente”, afirmou.
Sandro nasceu na zona rural da cidade e, apesar de uma deficiência que compromete sua fala e o impede de ler ou escrever, nunca desistiu de seus projetos. Ele aprendeu a consertar eletrônicos e criar invenções de forma autodidata. “Eu só sei assinar meu nome, porque eu tive problema de cabeça e nunca consegui estudar”, revelou.
Uma das invenções que chama a atenção é a miniatura de um trio elétrico, criado com materiais recicláveis, que é admirado pelos moradores. Sandro também criou uma “batedeira reciclável para doces” e, com a ajuda de seu amigo desenhista José Carlos, desenvolveu outras invenções como um puff multifuncional para ouvir música e um parquinho de miniatura feito com um secador de cabelo.
Sandro é um exemplo de criatividade e inovação, que desafia as limitações da falta de acesso à educação formal. “Eu me preocupo com o meio ambiente e minhas invenções são feitas com materiais que as pessoas acreditam que não servem mais para nada”, afirmou.
Com ideias que vão além das invenções atuais, Sandro também está trabalhando em um projeto para criar um gerador de energia eólica. Apesar de seu talento, ele expressa receio de apresentar seus projetos para grandes empresas. “Eu poderia até mostrar a algum empresário esse projeto, mas tenho medo. Por isso vou deixar essa ideia só na minha moto mesmo, porque é complicado”, disse.