Um encontro no auditório da gerência regional executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (14), reuniu dezenas de pessoas e representantes sindicais, de 34 municípios ligados à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Bahia (Fetag) para conhecer detalhes do INSS Digital, o novo modelo de atendimento.
A partir de agora o segurado vai a agência somente para ter documentos escaneados e receber o número do requerimento para acompanhar pela internet o andamento do pedido.
Nesse modelo, o atendimento para recepção e digitalização dos documentos leva cerca de vinte minutos e o cidadão já sai com a senha para acesso ao Meu INSS, canal pelo qual é possível acompanhar integralmente as fases do pedido sem sair de casa.
Realidade em mais de mil agências no País, o INSS Digital permite ao segurado uma forma inovadora de atendimento, aliada à tecnologia. Em entrevista ao Sudoeste Digital, o gerente regional do INSS, João Ailton Bezerra, explicou o sistema.
A tramitação eletrônica torna mais ágil a análise dos requerimentos, com a distribuição dos processos de uma unidade para outra. O objetivo da autarquia é tornar possíveis de serem realizados a distância todos os serviços que precisem apenas de avaliação administrativa.
A assessora sindical da Fetat-Bahia, Nildma Ribeiro, por sua vez, destacou o empenho da entidade em promover reuniões com a desta quinta-feira com a comunidade regional e falou dos avanços que o novo modelo de atendimento proporcionará aos agricultores em geral, especialmente os da região Sudoeste da Bahia.
A implantação do modelo de atendimento digital proporcionou também outras vantagens significativas para a Instituição e para os segurados. Entre elas, a possibilidade da concessão automática de benefícios.
O assessor jurídico da Fetag-Ba, advogado Marco Antônio da Silva, detalhou pontos importantes do INSS Digital. a exemplo do fim do atendimento presencial dos trabalhadores na agência, para levar documentos e formalizar o pedido, conforme o modelo convencional.
Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível a concessão à distância do benefício. E o segurado somente deverá ir a uma agência se for chamado pelo Instituto.
A integração com outras bases de dados do Governo, realização de parcerias com órgãos e entidades e a modernização das rotinas do Instituto têm sido as principais frentes de ação da autarquia para melhoria da prestação dos serviços à população.
Seu INSS
O Meu INSS já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados. Acessível pelo computador ou celular, permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a vários serviços do INSS. E está em constante evolução a fim de tornar mais fácil e rápido seu acesso pelos segurados.
Ao fazer o cadastro, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário tais como: datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.
Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o telefone 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. Conheça os serviços e tire suas dúvidas sobre o Meu INSS no Site do INSS.