Como esperado, a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) já começou a operação de bloqueio que promete dificultar a prática ilegal do gatonet no Brasil. Algumas “caixinhas” de TV inclusive já estão parando de funcionar.
A agência confirmou nesta sexta-feira (3) que começou a desativar aparelhos piratas remotamente.
Os dispositivos eram usados para roubar sinal de TV paga e até acessar plataformas de streaming.
Vários clientes já estão sentindo o impacto, informou em entrevista ao Uol o superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius.
A Anatel estima que até 7 milhões de aparelhos ilegais estejam ativos no Brasil, todos não homologados, ou seja, que chegam ao mercado sem qualquer certificação e não passam por testes de qualidade e segurança. O número de usuários, no entanto, é bem maior que isso.
A projeção que pelo menos 20 milhões de brasileiros consumam conteúdo por meio de TV Box pirata. A agência optou por não informar o número exato ou os modelos dos aparelhos bloqueados. No entanto, os fiscalizadores notaram que algumas pessoas já postaram em fóruns dedicados à pirataria que foram alvo do bloqueio.
Queremos combater a prática e acreditamos que vai diminuir bastante com a conscientização da população e nossas ações. No fundo, o bloqueio tornará a disponibilidade cada vez menor”, declarou Hermano Tercius, superintendente de fiscalização da Anatel, em entrevista ao Uol.