Aos 45 anos, Suzy Ruas não para de causar! E essa experiência, a corredora de rua exibe com orgulho, pois a cada desafio superado, dá pra ver a garra e a boa forma da conquistense que não para de subir aos pódios. Foi assim no último final de semana, na sexta edição da Meia Maratona de Porto Seguro. A prova atrai pessoas de dentro e fora do país e faz parte das comemorações do Aniversário do Descobrimento do Brasil, na terra encontrada pelos portugueses, em 22 de abril de 1500, de acordo com a história. Este ano, mais de 2000 atletas se inscreveram na competição.
Mas quem anda se descobrindo mesmo é Suzy Ruas. Superação e dedicação ao esporte são as suas marcas registradas. Debaixo de sol forte, Suzy competiu na prova dos 5 km, já que há poucos dias havia participado de duas provas intensas, uma em Aracaju (SE) e a outra em Alcobaça, também no extremo Sul baiano. Em Porto Seguro, conseguiu cruzar a linha de chegada em 18 minutos e 48 segundos, ficando em 1º lugar.
“Essa corrida foi especial, uma das melhores que já participei. Minha meta agora é baixar mais o meu tempo e continuar causando! E agora posso contar com um reforço a mais”, disse Suzy se referindo à duas amigas que conheceu em São Paulo, Selly Korir, do Quênia e Tura Hawi, da Etiópia e que trouxe para Vitória da Conquista e que viajou com ela para participar da Meia Maratona de Porto Seguro.
“São duas mulheres incríveis, que fazem da corrida um modo de ganhar a vida e sustentar a família na África. As trouxe para tentar ajudar, há 15 dias elas estão hospedadas em minha casa e estou conseguindo corridas para que elas possam competir e levar um pouco mais de grana para suas famílias. Enquanto isso, elas estão me treinando, pois quem corre sabe que a África é um celeiro de atletas de ponta. Elas estão me ajudando a baixar meu tempo e tem sido uma experiência incrível”, afirmou Suzy, que já pensa no próximo desafio, no dia 15 maio, na prova Tribuna FM, que vai acontecer em Santos, interior de São Paulo.