SUDOESTE | Uesb firma parceria com Centro de Equoterapia de Jequié

A Uesb firmou um Termo de Cooperação Mútua com o Centro de Equoterapia de Jequié, administrado pela Associação Beneficente de Assistência e Equoterapia de Jequié (Abaje). O acordo, publicado no Diário Oficial, representa um avanço para a Universidade, ampliando o acesso à equoterapia, fortalecendo pesquisas acadêmicas e proporcionando um novo espaço de aprendizado para estudantes e professores.

A parceria surgiu a partir da atuação voluntária de estudantes da Uesb no Centro. “Os estudantes começaram a nos apoiar como voluntários e percebemos que, além do impacto social, isso poderia contar para o barema. Depois, houve conversas com professores e surgiu a possibilidade de criação de um software para gestão das atividades do Centro, o que fortaleceu ainda mais a iniciativa”, explica Carla Christiane Meneses, presidente da Abaje.

Com essa colaboração, a Uesb  expande sua presença na comunidade e fortalece sua atuação prática em diversas áreas do conhecimento. Os cursos de Sistema de Informação, Fisioterapia e Pedagogia já participam da iniciativa. “Todos os docentes interessados têm espaço disponível para desenvolver projetos, o que potencializa a pesquisa e o impacto social da Universidade”, destaca Carla.

O espaço – A infraestrutura do Centro de Equoterapia conta com consultórios de saúde, uma sala do movimento para educação física adaptada e fisioterapia, além de espaços para apresentações e reuniões. Isso permite que a Universidade amplie sua capacidade de formação, oferecendo mais um ambiente para aprendizagem prático e inovação científica.

A experiência dos estudantes tem sido um diferencial na formação acadêmica. Daiane Santos, estudante de Fisioterapia da Uesb e ex-estagiária do Centro de Equoterapia, destaca como essa vivência contribuiu para sua formação. “Atuei no acompanhamento de sessões terapêuticas para crianças e adolescentes com diferentes necessidades, como deficiências físicas, transtornos neurológicos e dificuldades emocionais. Essa experiência aprimorou minha capacidade de trabalho em equipe, empatia e sensibilidade no atendimento a pessoas com necessidades especiais, além de reforçar a importância da Equoterapia no desenvolvimento físico e emocional dos praticantes”, contou.

A equoterapia em Jequié teve início em 2019, com o apoio do 19° Batalhão da Polícia Militar (BPM) e, ao longo dos anos, se expandiu, e hoje beneficia 78 famílias. Com a formalização da parceria com a Uesb, a expectativa é ampliar os atendimentos, desenvolver novas frentes de pesquisa e impulsionar o uso da tecnologia na equoterapia. “Nossa meta é expandir os atendimentos e oferecer suporte ainda maior às mulheres vítimas de violência, estimulando sua autoestima e autonomia financeira. Esse trabalho só será fortalecido com o apoio da Universidade e da sociedade”, afirma a presidente da Abaje.

A parceria reforça o papel da Uesb como protagonista na formação acadêmica e no desenvolvimento social, consolidando o projeto como referência na região. “Essa parceria proporciona uma vivência prática enriquecedora desde a graduação. Além de favorecer a aplicação dos conhecimentos teóricos em um ambiente real, amplia a visão dos alunos sobre as possibilidades de atuação da Fisioterapia, destacando a Equoterapia como uma abordagem terapêutica eficaz na reabilitação”, finaliza Daiane.

Para mais informações, entre em contato com o Centro pelo perfil no Instagram ou pelo e-mail equoterapia19bpm@gmail.com.


COMPARTILHAR