O município de Maiquinique sediou no último dia 10 o Encontro Territorial de Cultura do território de identidade do Médio Sudoeste Bahia. O professor Luciano Neves Dí Maria, mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade pela UESB e doutorando em Estado e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES/UFSB), representou Itapetinga, um dos 13 municípios que compõem o Território.
“Pontuei sobre a importância de não termos um Conselho de Cultura, que é fundamental para a gestão cultural no município, bem como o esquecimento da cultura em Itapetinga”, destacou.
Além dele, participaram ainda a diretora Territorial de Cultura, Vânia Sena, representando a SECULT; Jô Guimarães, representante municipal de cultura de Maiquinique; Valdeque Oliveira, do Conselho Estadual de Cultura; Luciano Lima coordenador do PROEX-UESB; Uilson Pedreira, representante Territorial de Cultura; Rogério Jardim, secretário municipal de administração e Maiquinique e dirigentes municipais de cultura de outros 10 municípios.
Os Encontros Territoriais de Cultura são eventos promovidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) nos 27 territórios de identidade do estado para discutir questões relacionadas à construção e consolidação dos sistemas municipais de cultura.
Nos encontros, a equipe da Diretoria de Territorialização de Cultura da SecultBa orienta os gestores municipais em relação à aplicação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e promove espaços de escuta com as comunidades culturais locais.
O encontro dura o dia todo, começando com apresentações culturais e uma mesa de abertura, seguidas por atividades de formação para a constituição dos Sistemas Municipais de Cultura – que aborda temas ligados à legislação cultural aplicada aos municípios e ao controle e participação social na gestão municipal da cultura, à certificação de novos Pontos de Cultura, além da elaboração de projetos de editais.
Na parte da tarde, o evento conta com atividades de orientação para aplicação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com apresentação sobre a Lei, e uma consulta pública para escuta das comunidades culturais locais.
Encontros Territoriais de Cultura
Os encontros são realizados em cidades estratégicas de cada território de identidade, a fim de possibilitar a participação do maior número de municípios, e contam com parceria dos colegiados de desenvolvimentos territoriais, câmara técnicas, consórcios públicos, União dos Municípios da Bahia (UPB), Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), Companhia de Desenvolvimento de Ação Regional (CAR), escolas públicas estaduais, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), instituições de nível superior, Fórum Estadual de Dirigentes Municipais de Cultura, órgãos municipais de gestão da política cultural e conselhos de políticas culturais.