SUDOESTE | Professora e representante da APLB respondem à fala do prefeito de Jussiape sobre desempenho no Ideb

A professora Marcelle Novais Pereira Assunção utilizou o plenário da Câmara na sexta-feira (19) para responder à fala do prefeito de Jussiape, Éder Jakes (PSD), por meio de um documento de coautoria da professora Tamara dos Santos Jardim, sobre o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Jussiape.

Éder afirmou na sessão que marcou o retorno às atividades da Câmara, em 12 deste mês, que o Ideb de Jussiape não acompanha o mesmo nível de gratificação salarial que os professores do município recebem. Éder questionou ainda os educadores que se graduaram, e não transmitem o saber aos alunos em Jussiape. (RELEMBRE)

A professora chegou a distribuir imagens da estrutura física da escola municipal em que trabalha e outros professores participaram da sessão.

Em um dos trechos do discurso da professora, diz que “na oportunidade, o prefeito falou sobre o Ideb do nosso município. Falou que não culpava os professores, culpava os pais pela falta de pulso com seus filhos, por não acompanhar a vida escolar deles, e aos alunos pela falta de interesse.

Citou exemplos que acontecem em seu escritório médico, onde as mães pedem vitamina para memória porque seus filhos não conseguem desempenho escolar satisfatório e que ele (o prefeito/médico) questiona ‘e o celular?’, as mães respondem ‘sabe melhor que eu, mexe em tudo, doutor’. Não exatamente com essas palavras, mas aí mostra o que ele está ciente de como é a realidade.

Também nos apresentou elogios. Sim, elogios. Dizendo que os pais lhe mandam mensagens parabenizando e agradecendo pela volta às aulas, por tirar seus filhos dos jogos no celular para estudarem. Disse que só tem tido elogios referentes aos professores pelas aulas.

Por que mudou de opinião assim tão rápido? Os números baixos do Ideb agora seriam culpa do professor? Apontar os erros é fácil, admitir a sua parcela de culpa…”

                             
O coordenador da entidade sindical núcleo de Jussiape, Dourival Caires, se manifestou ao defender a APLB e a classe dos professores. | conteúdo integral postado em Jussiup.com.br


COMPARTILHAR