Após registro do sequestro do ex candidato a vereador pelo município de Firmino Alves, LEANDRO EVANGELISTA SANTOS, de 33 anos de idade, ocorrido na manhã da última sexta-feira, dia 03/11/2023, no Distrito de Itaiá, a Polícia Civil da Bahia, por intermédio da Delegacia Territorial de Firmino Alves, iniciou as investigações que culminaram na madrugada deste domingo, em ação conjunta das polícias Civil e Militar, na localização do corpo e prisão de parte dos envolvidos no crime, além de morte de um deles por oferecer resistência armada à ação policial.
Na investigação, iniciada imediatamente após o registro do desaparecimento, ficou evidenciado que na manhã de sexta-feira a vítima teria sido atraída para uma emboscada pela menor F.L.T.J. de 17 anos de idade, sendo induzido a procurá-la em determinada casa, com a promessa de receber duas pedras de crack para uso pessoal, porém, no local a vítima foi rendida por dois indivíduos identificados como R.F.S., vulgo “Meia Noite”, e J.P.A.B., vulgo “Paulinho”, já a aguardavam com esse propósito.
Ficou também esclarecido que depois de rendida, a vítima foi levada para uma chácara nas imediações do Distrito de Itaiá, pertencente uma mulher identificada como J.S.S., de 25 anos, onde foi torturada por mais de 24 horas pela menor F.L.T.J. e por mais quatro pessoas identificadas como R.F.S., vulgo “Meia Noite”, de 28 anos de idade, J.C.A.B., vulgo “Paulinho”, A.S.L., de 19 anos, e J.M.L.S., vulgo “Magrão”, de 33 anos de idade.
Segundo ficou evidenciado, o objetivo inicial da tortura era fazer com que a vítima revelasse possíveis traições que estariam ocorrendo dentro da facção que todos integram, porém, mesmo revelando os fatos que sabia, a vítima foi posteriormente levada para um local de difícil acesso e executada a tiros deflagrados pela menor F.L.T.J., por R.F.S., vulgo “Meia Noite”, J.C.A.B., vulgo “Paulinho”, e J.M.L.S.
No local onde a vítima era mantida refém, além da proprietária do imóvel, o grupo também recebia suporte e apoio logístico da mulher identificada como S.P.S., de 22 anos, namorada da menor F.L.T.J., que fornecia alimentação e repassava informações da movimentação policial.
Depois de identificados, na noite deste domingo foi deflagrada uma operação conjunta das polícias Civil e Militar objetivando prender todos os envolvidos, porém, R.F.S., vulgo “Meia Noite”, e J.C.A.B., vulgo “Paulinho”, oferecem resistência efetuando disparos contra as guarnições, sendo R.F.S., vulgo “Meia Noite”, morto no revide enquanto J.C.A.B. conseguiu furar o cerco policial e fugir. Em poder de R.F.S., vulgo “Meia Noite”, foi apreendida uma pistola cal. .40 pertencente à Polícia Militar do Estado de São Paulo, quanto que outras duas armas usadas no crime, uma pistola cal. .380 e um revólver cal. .38 teriam sido levadas na fuga por J.C.A.B., vulgo “Paulinho”.
Ao final da operação, foram presas e autuadas em flagrante delito as pessoas de J.S.S., de 25 anos, S.P.S., de 22 anos, A.S.L., de 19 anos, e J.M.L.S., de 33 anos de idade, que responderão por crimes de sequestro e cárcere privado, tortura, homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver, podendo ainda ao final ser indiciados por crime de associação criminosa e associação para o tráfico de drogas.
Também foi autuada em flagrante de ato infracional a menor F.L.T.J., de 17 anos de idade, que responderá por atos infracionais análogos aos crimes de seqüestro e cárcere privado, tortura, homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver. Apesar da pouca idade, a menor F.L.T.J. demonstrou ser pessoa extremamente violenta, já estando no comando local do tráfico de drogas.
Os presos estão sendo recambiados para o Presídio de Vitória da Conquista pela Equipe do SI da 21ª Coorpin-Itapetinga.
Fonte: 21ª Coorpin – Itapetinga