A Polícia Civil do RJ iniciou nesta quinta-feira (16) a Operação Car Wash, contra a lavagem de dinheiro proveniente do roubo de veículos por traficantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP). Segundo as investigações da polícia civil do Rio de Janeiro, laranjas do TCP movimentaram R$ 30 milhões em 1 ano, e a facção de traficantes de drogas tem grande impacto nos índices de roubo e furto de veículos no RJ.
Agentes saíram para cumprir, no total, 4 mandados de prisão temporária e 113 de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada. Um dos procurados era Geonário Fernandes Pereira Moreno, o Genaro, chefe do TCP e foragido da Justiça por outros crimes. Robson Lopes Alves, o Tobah ou Foca, foi preso em São Paulo. Genaro e outros 2 alvos já são considerados foragidos.
Em Guanambi, no Estado da Bahia, foram apontados duas pessoas como supostos membros da associação criminosa, cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas residências e em um ponto comercial, foram apreendidos vários equipamentos eletrônicos, dentre os quais uma CPU, vários notebooks, vários celulares, vasta documentação, além de dois veículos, sendo GM Prisma e uma caminhonete Toyota Hilux.
A operação realizada na cidade de Guanambi, contou com o apoio do DENARC/ 8a DTE e DRACO de Vitória da Conquista e do DEPIN , através da 22a COORPIN.