Um adolescente de 17 anos e um colega, de 18 anos, estudantes de uma escola estadual em Itagibá, foram detidos numa operação realizada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (14). Os dois são acusados de planejar ataque a uma escola do município de Itagibá.
De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Civil, o adolescente, morador de Itagibá, era o principal alvo da operação. Ele teria trocado mensagens por meio do Instagram com outro suspeito, da cidade de Florianópolis, com o fim de planejar um ataque. As conversas ocorreram entre os meses de abril e junho desse ano.
Ainda conforme divulgado pela Polícia Civil, o conteúdo das mensagens demonstra a intenção do investigado em cometer o crime, além da premeditação acerca da execução do ato, além do objetivo de matar policiais e pessoas, especialmente pessoas negras. Ele planejava tirar a própria vida após o ataque.
O menor de idade ostentava material nas redes sociais, como faca, machadinha, utilizados nas postagens e conversas. Os materiais foram encontrados e apreendidos na cidade de Dário Meira, sob a posse do estudante de 18 anos.
O Setor de Investigação da Coordenadoria Regional da 9ª COORPIN identificou o acusado, além de descobrir que, com a ação, ele se inspirou no massacre de Collumbine e enalteceu o autor do ataque. A operação realizada pela Polícia Civil foi denominada de “Tolerância Zero”, referência a política de segurança pública implementada pela Polícia dos EUA, após ataques em escolas.